SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Mudanças no entorno do estádio Morumbis têm causado transtornos aos torcedores que vão assistir aos jogos no estádio do São Paulo. Em razão das obras de galerias de águas pluviais e de um piscinão para conter as enchentes do córrego Antonico, o trânsito sofreu uma série de alterações, com ruas fechadas e com sentido alterado.
A previsão da prefeitura é que a obra vá até maio do ano que vem. Além dos problemas de trânsito, a fase atual atinge diretamente a circulação de pessoas em torno do estádio, na zona sul da capital. As intervenções principais acontecem atualmente na praça Roberto Gomes Pedrosa, na entrada principal do Morumbis.
Os buracos na avenida Jules Rimet também causam dificuldades, especialmente quando uma água barrenta desce pelo local. A obra é feita na pista ao lado do estádio.
Um camelô, que vende camisetas em frente ao estádio, diz que agora precisa desfazer seu varal nos dias de jogos, por causa da mudança no fluxo de torcedores.
Apesar de algumas dificuldades momentâneas, o clube não tem nem como reclamar das obras. Nos últimos anos, diversas enchentes atingiram o estádio e a sede social, que fica atrás do Morumbis.
O próprio São Paulo fez reuniões com a prefeitura e o governo do estado nos últimos anos em busca de uma solução para acabar com as enchentes em seu entorno.
A avaliação interna é que a obra em si não causa grandes prejuízos ao clube, apesar de alguns incômodos aos torcedores e espectadores de shows que são realizados no estádio. O motivo é que operações especiais de trânsito já são feitas independentemente das obras nos dias de jogos e outros eventos no estádio.
Em nota, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) afirma que acompanha as intervenções viárias na região do Morumbi em função das obras do piscinão Antonico.
A CET explica ainda que a praça Roberto Gomes Pedrosa está parcialmente interditada, na aproximação com as avenidas Giovanni Gronchi e Jorge João Saad. “Desde então, os veículos que trafegam pela avenida Giovanni Gronchi, no sentido da avenida João Dias, e desejam acessar a avenida Jules Rimet, a rua Dona Adelina Ashcar ou retornar à própria Giovanni Gronchi, devem virar à direita na avenida Jorge João Saad e utilizar o novo retorno construído no local”, diz.
O piscinão na praça Roberto Gomes Pedrosa, segundo a prefeitura, terá capacidade de armazenar mais de 133 milhões de litros de água, o equivalente a 53 piscinas olímpicas. A obra tem investimento de R$ 273,8 milhões e inclui a construção de 663 metros de galerias pluviais.
O projeto prevê ainda a construção de um segundo reservatório na praça Alfredo Gomes e a implantação de novas galerias na avenida Jules Rimet, obras que já foram iniciadas pelo governo paulista.