SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Os trens da linha 4-amarela do metrô de SP voltaram a circular normalmente nesta segunda-feira (15), seis dias após o descarrilamento de uma composição, que o sistema de controle da via danificado. Até então, o trecho entre as estações Vila Sônia e Morumbi ocorria por via única.
Segundo a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação da linha, a operação em duas vias foi restabelecida. A empresa diz que as equipes verificaram, a princípio, danos em componentes de sinalização, o que exigiria a substituição com a importação de peças da França.
“No entanto, durante os trabalhos, as equipes conseguiram recuperar a programação automatizada do trecho afetado, permitindo a reativação do sistema com desempenho dentro dos padrões de qualidade e segurança”, afirma, em nota, a empresa.
Como mostrou reportagem da Folha de S.Paulo, esses equipamentos controlam o fluxo das composições, já que a linha 4-amarela é automatizada e não conta com operadores nos trens.
Na operação, cada trem conta com duas pequenas antenas que trocam informações durante o trajeto com unidades de rádio ao longo da via. O problema seria nessas antenas. O sistema é chamado de CBTC (Communication Based Train Control ou controle de trem baseado em comunicação).
RELEMBRE O CASO
O último carro de uma composição do metrô que circulava entre as estações Vila Sônia e Morumbi descarrilou às 9h59 da última terça-feira (9).
Não houve feridos na ocorrência, e o vagão que se soltou foi recolocado nos trilhos por volta das 18h30.
Vídeos gravados por passageiros mostram o último vagão afastado do restante da composição e muitos destroços. As pessoas tiveram de andar pelos trilhos até a estação Vila Sônia. Outras imagens compartilhadas mostram técnicos trabalhando no local após o descarrilamento.