SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Ivete Sangalo já avisou logo no início de seu show no palco principal do The Town, na noite deste sábado, que o público do festival era dela e que, enquanto estivesse no palco, queria uma plateia “quente, participativa e feliz”.

Ao longo da apresentação, a cantora baiana provou, de novo, o que já estava posto há tempos –que é a cura para todos os problemas de um festival.

O The Town chegou em seu penúltimo dia acumulando alguns shows com plateias apáticas, que em muitas apresentações simplesmente não engajaram com os artistas no palco. Mas isso nunca foi a realidade de Ivete, uma das figuras mais carismáticas da música nacional, que há tempos já se firmou como a maior diva pop que existe no Brasil.

A artista se vale de um repertório de músicas cravadas no cérebro dos brasileiros, uma banda eficiente que reimagina arranjos e de um balé que anima o seu palco. Já abre a apresentação sem economizar, tocando uma sequência de sucessos de sua carreira, como “Acelera Aê”, “Festa”, “Abalou” e “Poeira”.

Quando a plateia grita que ela é a melhor cantora do Brasil, ela responde que é mesmo, mas que a melhor do mundo é Mariah Carey, headliner deste dia de festival.

Ivete, então, embarca no momento de seu show dedicado a sucessos mais recentes, tocados nos últimos carnavais. Faixas como o pagodão “Energia de Gostosa”, “Macetando” e “Cria da Ivete” provam que sua música não só atravessa bem o tempo, mas o acompanha e se atualiza.

O show parte para um momento dedicado ao samba-reggae, que Ivete diz que é a resposta para tudo. “Você tá na merda, sem um centavo, sem dar um beijo na boca, mas tá feliz”, diz. Mas ela diz que também tem a cura para isso — é “a cantora que traz a pessoa amada em três dias”.

Num repertório que pode se dar ao luxo de deixar alguns hits de lado a cada show, a baiana ainda tira da manga faixas como “Tum Tum Tum Tugurungudum”, “Me Abraça”, “Berimbau Metalizado” e “Me Abraça”, da época da Banda Eva.

Isso antes de entrar num bloco de músicas mais calmas, acompanhadas pelo público. “Deixo”, “Faz Tempo” e “Quando a Chuva Passar” abrem o caminho para a volta da festa com “Eva”, que mantém a energia alta até o fim do show.

Ivete volta para o Carnaval com “O Verão Bateu em Minha Porta”, um dos hits da festa deste ano, “Só Love na Cabeça” e “Todo Mundo Vai”, em que ela faz com que duas rodas de bate-cabeça se abram na plateia –que, como ela adiantou, era dela mesmo.