SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Morreu neste sábado (13), aos 89 anos, o compositor, arranjador e multi-instrumentista Hermeto Pascoal, conhecido como o bruxo dos sons. A notícia foi confirmada pelas redes sociais, em nota assinada pela equipe e a família do artista, que não informaram a causa da morte.

“Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música. No exato momento da passagem, seu Grupo estava no palco, como ele gostaria, fazendo som e música”, diz a publicação. Pascoal deveria se apresentar no festival AcessaBH, na capital mineira, neste sábado, mas a participação foi cancelada horas antes.

“Como ele sempre nos ensinou, não deixemos a tristeza tomar conta, escutemos o vento, o canto dos pássaros, o copo d’água, a cachoeira, a música universal segue viva”, continua o comunicado. “Pedimos respeito e privacidade neste momento. Quem desejar homenageá-lo, deixe soar uma nota no instrumento, na voz, na chaleira e ofereça ao universo. É assim que ele gostaria.”

Ao longo do último ano, Pascoal vinha cancelando shows devido à saúde debilitada, embora detalhes sobre seu estado nunca fossem divulgados ao público. Apesar de levar a vida de forma reservada, o músico terá uma cerimônia de despedida aberta ao público, segundo a família, que deve compartilhar novas informações em breve.

Nascido em Lagoa da Canoa em 1936, quando o município alagoano ainda era parte de Arapiraca, Pascoal nutria curiosidade pelos sons da natureza desde a infância. A cerca de 140 quilômetros de Maceió, ele estava distante do barulho da cidade, e usava, desde cedo, a criatividade para criar música.

Munido do acordeão do pai, começou a se apresentar em festas locais acompanhado do irmão mais velho. Em 1950, se mudou para Recife, em Pernambuco, onde começou a trabalhar na rádio. Pascoal passava de estação a estação, num período em que passou a ter contato profissional com outros instrumentos, como o piano.

A obra de Pascoal é marcada pela experimentação constante —daí o apelido de bruxo dos sons. Chaleiras e garrafas, em suas mãos, viravam música. Justamente por isso, era difícil enquadrar o artista num gênero musical específico.