SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O duelo entre Brasil e Grécia, válido pela repescagem da Copa Davis, começou com vitória de João Fonseca sobre Stefanos Sakellaridis, neste sábado (13), em Atenas. O brasileiro de 19 anos, atual número 42º do mundo, derrotou o número 286º no ranking da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais), por 2 sets a 0 (7/5 e 6/3), em 1 hora e 51 minutos.
Em formato de melhor de cinco, o confronto garante à equipe que antes chegar à terceira vitória uma vaga nas eliminatórias para as finais do torneio no ano que vem. O Brasil deu adeus à classificação para as finais deste ano após ser derrotado pela França, por 3 a 0, em fevereiro. A competição é uma espécie de Copa do Mundo de tênis, em que os principais tenistas do circuito formam equipes nacionais.
Na sequência, Stefanos Tsitsipas, número 27 do ranking e ex-número 3 do mundo, busca o empate para a Grécia contra o paranaense Thiago Wild, número 146.
Na primeira partida do confronto, Sakellaridis apostou em saques abertos que dificultaram as devoluções de João. Mesmo assim, o carioca conseguiu quebrar o saque do rival para fechar a parcial em 7 a 5.
No segundo set, o brasileiro abriu 3 a 0 logo no início da parcial e administrou a vantagem até o fim.
As equipes ainda voltam à quadra neste domingo (14), primeiro com o duelo de duplas entre Rafael Matos e Marcelo Melo e os irmãos Stefanos e Petros Tsitsipas, e depois, se necessário, com João Fonseca contra Stefanos Tsitsipas. Thiago Wild e Sakallaridis podem fazer o quinto e último jogo se as equipes chegarem ao 2 a 2. Os jogos acontecem a partir das 11h e terão transmissão da CazéTV.