BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O suspeito de matar o influenciador conservador Charlie Kirk durante evento em universidade de Utah nesta quarta-feira (10) teria inscrito mensagens em cápsulas de munição encontradas pela polícia junto do fuzil que teria sido usado no atentado, achado antes da identificação do suspeito, identificado como Tyler Robinson.

O governador do estado, Spencer Cox, listou as inscrições. Duas delas faziam referência direta a uma postura contrária ao fascismo: “ei, fascista, pega essa”, seguido de setas que parecem indicar um comando de videogame, e trecho da canção “Bella ciao”, hino antifascista italiano da Segunda Guerra Mundial tornado famoso nos últimos anos pela série espanhola “A Casa de Papel”.

Outras duas inscrições eram: “se você está lendo isto, você é gay LMAO” [acrônimo para “laughing my ass off”, expressão que indica que algo é extremamente engraçado] e a frase “notices bulges WoW what’s this?”, esta última em uma cápsula de munição utilizada. A frase parece ser uma referência a um meme antigo de comunidades onlines nichadas, e traduz-se, em tradução literal, para algo como “percebe protuberâncias, o que é isso?”; o termo “WoW” parece se referir a um emoji.

A polícia local afirmou que Robinson teria sido denunciado por conhecido da família para o qual o suspeito teria confessado o crime ou “implicado que havia cometido” o atentado. Ele foi preso na noite desta quinta-feira (11), no sul de Utah.

Cox diz ainda que acredita que o suspeito agiu sozinho. Robinson está detido na cadeia do condado de Washington, no sul do estado de Utah, onde ele morava com a família, segundo o governador. Cox disse ainda que Robinson não era estudante da Universidade do Vale de Utah, onde o atentado ocorreu.

O governador afirmou que a família de Robinson disse que o jovem teria se radicalizado ultimamente, demonstrando estar “cheio de ódio”. Os investigadores também conversaram com o colega de quarto de Robinson, que permitiu que a polícia visse e tirasse fotos de mensagens que envolveriam Robinson no Discord, nas quais ele mencionava etapas para conseguir um fuzil.

De acordo com o diretor do FBI, Kash Patel, as investigações sobre o assassinato ainda estão em andamento.