SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Itaú alerta clientes sobre um novo golpe que envolve a coleta indevida de dados biométricos, usados por criminosos em fraudes financeiras. Segundo o banco, os golpistas utilizam como iscas promessas de falsos brindes promocionais e alegações de fraudes inexistentes, por exemplo, para ganhar a confiança das vítimas e justificar a solicitação de dados sensíveis, como reconhecimento facial e impressão digital.
A maior incidência desse tipo de fraude está nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, mas o alerta se estende a todo o país. De acordo com o superintendente de prevenção a fraudes do Itaú Unibanco, Victor Thomazetti, a engenharia social (quando o golpista manipula psicologicamente vítima, a muitas vezes detalhando dados pessoais dela para dar mais credibilidade à abordagem) se tornou mais sofisticada com o avanço das tecnologias emergentes e a ampla disponibilidade de dados na internet.
“Os criminosos utilizam narrativas muito convincentes, que exploram gatilhos emocionais, como urgência e medo, para fazer com que as pessoas acreditem na legitimidade das solicitações”, diz o especialista.
No caso da biometria, Thomazetti diz que os golpistas estruturam um discurso que faz a vítima acreditar que é indispensável fornecer esses dados. O recomendado nesses casos é que o cliente pare, pense e questione. “Essa pausa crítica pode evitar o golpe”, diz o especialista.
O executivo também explica que, apesar das fraudes, a biometria é uma tecnologia extremamente segura. No entanto, justamente por sua confiabilidade, torna-se alvo de criminosos que buscam enganar as pessoas para obter acesso indevido.
Para evitar cair neste golpes, o especialista indica os seguintes cuidados:
1. Forneça dados biométricos apenas em canais oficiais: nunca compartilhe dados sensíveis, como sua biometria ou informações bancárias, fora de ambientes digitais ou físicos controlados e confiáveis
2. Desconfie de abordagens que oferecem brindes em troca de dados pessoais: promoções legítimas não exigem o compartilhamento de dados sensíveis para receber brindes ou prêmios
3. Confirme diretamente com a instituição: caso suspeite de fraude, entre em contato imediatamente com o serviço oficial da instituição financeira para verificar a situação. Nunca utilize o número de contato fornecido durante a ligação suspeita, pois você pode ser redirecionado a uma central de atendimento falsa
Caso tenha sido vítima de golpe ou fraude, além do contato com a instituição financeira para tomar as providências cabíveis, o consumidor deve fazer um boletim de ocorrência na delegacia de polícia mais próxima.
Amigos e familiares também podem ajudar no bloqueio de contas e cartões após roubo ou furto. Segundo o Itaú, é necessário apenas ligar para a central de atendimento com o CPF da vítima em mãos e seguir o passo a passo.
CANAIS DE ATENDIMENTO DO ITAÚ
– 4004-4828 – capitais e regiões metropolitanas
– 0800-970-4828 – demais localidades