RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – Tiros disparados durante briga entre torcidas organizadas deixaram uma pessoa morta e outra ferida nesta quinta-feira (11), em Oswaldo Cruz, zona norte do Rio de Janeiro. A briga aconteceu horas antes do clássico entre Vasco e Botafogo, pelas quartas de final da Copa do Brasil, no estádio Nilton Santos.
Membros da Força Jovem do Vasco, principal organizada do clube, foram as vítimas dos tiros. Ambos foram socorridos à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Campinho, bairro vizinho, mas um deles morreu a caminho.
Os nomes das vítimas não foram informados.
A Fúria Jovem, principal organizada do Botafogo, negou participação na confusão. Em comunicado oficial nas redes, disse que não “possui qualquer envolvimento com o episódio” e que apoia o clube “de forma pacífica, responsável e com respeito”.
As torcidas organizadas de Vasco e Botafogo possuem histórico de aliança. A polícia investiga se houve participação de alguma torcida organizada do Flamengo. Segundo um investigador, contas vinculadas a uma das torcidas rubro-negras celebraram a confusão.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um grupo de cerca de 50 membros da Força Jovem do Vasco caminhando pela rua João Vicente, em Oswaldo Cruz, à beira da linha do trem, quando são surpreendidos por disparos de armas de fogo.
Um grupo tenta recuar, mas outro continua a caminhar.
Outro vídeo mostra torcedores entrando em um mercado para se proteger. Um deles senta no chão e afirma que tomou um tiro no pé.
A Polícia Militar disse que foi ao local colher informações e tentar capturar os envolvidos, mas os autores do crime haviam fugido. A corporação disse que reforçou o patrulhamento na região depois do caso.
A briga aconteceu a 7 km do estádio Nilton Santos, onde ocorreu a partida de volta das quartas da Copa do Brasil. Vasco e Botafogo empataram em 1 a 1 no tempo normal, mesmo placar do jogo de ida. A equipe cruzmaltina venceu nos pênaltis por 5 a 3.
O Vasco tem outro clássico pela frente e encara o Fluminense na semifinal, nos dias 10 e 14 de dezembro. Corinthians e Cruzeiro se enfrentam na outra chave.