BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira (12) que o suspeito de assassinar o influenciador Charlie Kirk, aliado do republicano, foi detido. “Acho que nós pegamos ele”, disse Trump.

Em programa ao vivo da rede Fox News, o republicano afirmou ainda que uma pessoa próxima do suspeito o teria denunciado.

As autoridades dos Estados Unidos divulgaram na noite desta quinta-feira (11) um vídeo do suspeito de assassinar Kirk durante evento em universidade de Utah.

No vídeo, o homem, que utiliza roupas semelhantes a outras fotos que haviam sido divulgadas pela polícia federal americana, pula um telhado de cerca de 5 metros. Ele parece derrubar algo pequeno, recuperar o objeto e sair correndo. Depois, parece caminhar, antes de sair da imagem da câmera de segurança. Do lado direito da tela, embaixo de uma árvore, é possível ver uma pessoa andando enquanto o suspeito foge, mas esta pessoa parece não perceber a movimentação.

Nas fotos divulgadas na noite desta quinta-feira (11), é possível ver um homem aparentemente jovem, usando um boné, uma calça escura e uma camiseta preta de manga longa, com uma bandeira americana, uma águia e as expressões “land of the free” e “home of the brave” (terra dos livres e lar dos corajosos), frases que encerram o hino dos EUA.

Não é possível ver o homem carregando armas, mas ele levava mochila que parece estar cheia, de acordo com as imagens.

As autoridades ainda estão a procura do atirador, que matou Kirk com um tiro no pescoço enquanto o influenciador participava de debate na Universidade do Vale de Utah. Kirk ficou famoso justamente por esse tipo de evento, em que filmava debates com estudantes.

Mais cedo nesta quinta, o FBI já havia divulgado uma foto do suspeito e afirmou ter encontrado uma arma que acredita ter sido usada no assassinato.

“Hoje encontramos o que acreditamos ser a arma usada. É uma ‘bolt action rifle’ [um tipo de fuzil]. Foi encontrada em uma área de mata. Os investigadores também coletaram impressões digitais”, disse o agente especial do FBI, Robert Bohls, em entrevista.

Uma porta-voz da universidade, Ellen Treanor, disse que Kirk foi atingido pelos disparos 20 minutos depois de começar a falar em público, e que os tiros vieram de um edifício a cerca de 180 metros de distância.

O diretor do FBI, Kash Patel, havia dito inicialmente que o atirador tinha sido preso e agradeceu a colaboração da polícia local, sem dar mais detalhes sobre a identidade do suspeito. Horas depois, entretanto, Patel recuou e disse que o suspeito detido foi solto após interrogatório. O governador, o republicano Spencer Cox, afirmou que havia “uma pessoa suspeita” detida, sem especificar. Cox afirmou ainda que o agressor agiu sozinho.

Em imagens nas redes sociais do momento do disparo, é possível ver Kirk em um palco montado debaixo de uma tenda. Após um barulho de tiro, o influenciador se inclina para o lado e leva a mão ao pescoço, já perdendo muito sangue. Depois, o público começa a correr em desespero —havia cerca de 3.000 pessoas no evento.