SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Após o dia mais seco do ano no estado de São Paulo, nesta quinta-feira (11), quando a taxa de umidade do ar chegou a apenas 4% em Descalvado e 4,3% em Bragança Paulista, o tempo muda a partir desta sexta (12) na região metropolitana da capital com a chegada de uma frente fria ao litoral paulista.

De acordo com a Climatempo, o vento úmido e frio marítimo volta a predominar trazendo a umidade para a região. Isto vai gerar muitas nuvens e alguns locais no sul da Grande São Paulo e no sul da capital poderá ter chuviscos na noite desta sexta.

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo, no entanto, destaca que o frio deve se manter nas madrugadas nos próximos dias. Nesta sexta, por exemplo, os termômetros devem registrar mínima de 13°C, enquanto que no período da tarde a máxima não deve superar os 23°C.

Com isso, a queda de temperatura de quinta para sexta deve ser de quase 10°C. Nesta quinta, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou a maior temperatura da cidade às 16h, com 31,5°C na estação do Mirante de Santana, na zona norte. Foi o mesmo horário em que a umidade do ar bateu o recorde no ano, com apenas 10%, considerado estado de emergência pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

“Será um dia de pequena amplitude térmica. Os índices de umidade do ar estarão mais elevados, com os menores valores acima dos 50%. No período noturno, não se descarta a ocorrência de garoa fina, principalmente no extremo sul da capital”, diz o CGE municipal.

No fim de semana, a previsão também indica céu nublado e sensação de frio no decorrer dos dias. De acordo com os dados do CGE, a madrugada de sábado (13) deve registrar garoa ocasional e termômetros na marca dos 13°C na capital. No período da tarde, a máxima não supera os 22°C, com percentuais mínimos de umidade do ar acima dos 52%. A previsão é de mais um dia com pequena amplitude térmica, o que aumenta a sensação de frio. O dia termina com nebulosidade variável, mas sem chuva.

Já o domingo (14) deve começar com poucas nuvens e nevoeiro, com temperatura mínima na casa dos 12°C. Mas os períodos com sol à tarde serão maiores do que no sábado, fazendo a temperatura subir. A temperatura máxima prevista para cidade de São Paulo é de 25°C. Também não deve chover.

Se na Grande São Paulo a previsão indica a possibilidade apenas de chuviscos localizados mais ao sul, no faixa litorânea é possível que chova nas tardes desta sexta e de domingo. O sol deve aparecer entre as nuvens, mas o cenário será basicamente de tempo nublado. As temperaturas também não devem subir tanto, esquentando mais apenas no domingo.

Já no interior do estado o cenário climatológico não deve mudar dos últimos dias, principalmente, nas regiões norte e oeste, que ainda estarão sob influência da massa de ar seco que atinge a região central do país. Por isso, a tendência é de termômetros marcando altas temperaturas enquanto a umidade do ar continuará baixa. Com isso, o risco das queimadas também se mantém elevado, segundo a Defesa Civil estadual.

Os mapas elaborados pela Defesa Civil mostram os níveis de riscos de incêndios. Há quatro estágios destes avisos: amarelo (baixo); laranja (alto); vermelho (alerta); e roxo (emergência).