SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Localizada entre as ruas Direita, Quintino Bocaiúva e José Bonifácio, no centro de São Paulo, a Casa de Francisca ganha neste mês um novo espaço dedicado a apresentações intimistas e encontros culturais. No palacete Tereza Toledo Lara, construído em estilo renascentista francês, a Sala B lembra uma sala de estar.
O ambiente, iluminado por um lustre central e luzes pendentes ao longo do teto, tem sofás, mesinhas e abajures. A proposta do espaço remete às origens da Casa de Francisca, quando ocupava outro endereço na região dos Jardins. Lá, com capacidade para apenas 44 pessoas, se autodenominava “a menor casa de shows de São Paulo”.
Agora, a Sala B retoma o mesmo número de lugares, permitindo que o público acompanhe a programação de perto.
“A ambientação é pensada para traduzir acolhimento e intimidade. O espaço remete mais a uma casa do que a um estabelecimento”, afirma Rubens Amatto, idealizador da Casa de Francisca.
Segundo Amatto, a curadoria artística, assim como nos outros ambientes -salão, porão e largo-, vai privilegiar a música brasileira. Como o espaço é pequeno, a dica é fazer a reserva com antecedência. “A Casa trabalha com muitas vertentes e gêneros como a música instrumental contemporânea, a MPB e a música de vanguarda. Um dia você escuta maracatu, no outro samba, depois hip-hop e assim por diante”, explica.
Neste mês, a agenda do período de pré-inauguração conta com o ciclo Cidade de Dentro, uma série de encontros com personalidades da música, literatura, história e arte. O evento não tem formato de roda de conversa, já que o bate-papo entre convidados acontece com mediação. O público pode fazer perguntas somente ao final.
O próximo encontro, no dia 22, às 20h30, traz um debate entre o rapper Mano Brown e o cantor Nei Lopes. A mediação é da atriz Thalma de Freitas. Rodrigo Campos participa com cavaquinho.
Em outubro, quando acontece a inauguração oficial, a Casa recebe shows de artistas que tocaram no antigo endereço. Juçara Marçal e Kiko Dinucci se apresentam nos dias 7 e 8, Douglas Germano sobe ao palco nos dias 14 e 15, e Arrigo Barnabé canta nos dias 21 e 22.
CASA DE FRANCISCA
R. Quintino Bocaiúva, 22, Sé, região central, @casadefrancisca
Ingr.: R$ 152 (couvert). Reservas pelo e-mail [email protected] e telefone (11) 3052-0547