
Pela primeira vez em na história, o Canto da Primavera – Mostra Nacional de Música de Pirenópolis é transmitido integralmente em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Toda a programação musical do festival, de 9 a 14 deste mês de setembro, conta com tradução simultânea, garantindo acessibilidade e ampliando a participação de pessoas surdas e com deficiência auditiva.
Até a edição passada, a tradução em Libras estava restrita a alguns momentos, como os shows nacionais e a cerimônia de abertura oficial. Em 2025, a iniciativa foi ampliada e abrange 100% das apresentações musicais, com exceção apenas das instrumentais, que dispensam a necessidade de tradução verbal.
Canto da Primavera
A novidade foi viabilizada a partir da contratação de uma empresa especializada, em parceria com o Núcleo de Estudos e Práticas em Tradução e Interpretação em Libras da Universidade Fedeferal de Goiás (UFG), coordenado pelo professor doutor Diego Maurício Barbosa, profissional com mais de 15 anos de experiência na área.
Para a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes, a iniciativa reafirma o compromisso do Governo de Goiás com a democratização cultural.
“O Canto da Primavera é para todos. Garantir tradução em Libras em toda a programação significa ampliar o acesso, a participação e o sentimento de pertencimento das pessoas com deficiência, reforçando o caráter inclusivo e democrático do festival”, afirma.
Ao longo de seis dias, o público acompanha 70 atrações musicais gratuitas, distribuídas em seis palcos no centro histórico de Pirenópolis. O festival reúne artistas locais, regionais e nacionais, incluindo shows de Ana Carolina, Xande de Pilares e Pato Fu, além de cortejos, apresentações instrumentais e oficinas em escolas públicas municipais.
A programação completa está disponível no site oficial: cantodaprimavera.cultura.go.gov.br.
Sobre o evento
Na 24ª edição, o Canto da Primavera consolida-se como uma das principais políticas públicas de valorização da música em Goiás, oferecendo não apenas visibilidade, mas também oportunidades concretas de trabalho e circulação artística para os talentos do estado.
O festival é promovido pelo Governo de Goiás, por meio da Secult, com correalização da Universidade Federal de Goiás (UFG) e Fundação RTVE, e apoio das Secretarias de Estado da Retomada, da Infraestrutura (Seinfra) e de Esporte e Lazer (Seel), Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Goiás Social, Goiás Turismo, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Saneago, Sesc Goiás e Prefeitura de Pirenópolis.
O post Canto da Primavera é transmitido integralmente em Libras apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.
Fonte: Agência Cora