Da Redação
Goiânia acaba de se tornar pioneira no país ao adotar o conceito de metronização, tecnologia que garante prioridade aos ônibus no tráfego urbano e já reduziu em até 30% o tempo de viagem nos corredores onde foi implementada. O destaque foi dado pelo jornal O Estado de S. Paulo nesta quarta-feira (10).
O sistema combina inteligência artificial, comunicação em tempo real e semáforos integrados, permitindo que os coletivos passem livremente em 9 a cada 10 cruzamentos. Na prática, trajetos que antes exigiam diversas paradas agora podem ser concluídos com, no máximo, uma.
Segundo o prefeito Sandro Mabel (UB), os resultados já são visíveis para quem depende do transporte público: “O passageiro sente mais agilidade e conforto. Estamos construindo uma rede de mobilidade moderna, com eficiência muito maior”.
O secretário de Engenharia de Trânsito, Francisco Tarcísio Ribeiro de Abreu, reforça que a experiência se aproxima da vivida em linhas de metrô: “A ideia é oferecer velocidade operacional mais alta, menos atrasos e um serviço que devolva credibilidade ao transporte coletivo”.
Hoje, a metronização já funciona em trechos como o Terminal Novo Mundo – Praça da Bíblia e Terminal Isidória – Praça Cívica, onde a velocidade média dos ônibus saltou de 15 km/h para 22 km/h. A meta é chegar a 25 km/h e expandir o modelo para 200 quilômetros de corredores até 2029.
O próximo passo será a ativação do percurso entre a Praça da Bíblia e a Praça A, ainda neste semestre, consolidando Goiânia como referência nacional em soluções inteligentes de mobilidade urbana.