SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Mixue, rede de fast food especializada em sorvetes e chás que já superou o número de lojas do McDonald’s, Starbucks, Subway e KFC, chegará ao Brasil. A primeira loja será inaugurada no terceiro piso do shopping Cidade São Paulo, zona central da capital paulista.
Ainda não há informações sobre data de inauguração, produtos que serão oferecidos ou preço dos itens. Em loja localizada na região noroeste de Pequim, consultada pela reportagem em março deste ano, eram vendidos sorvete de casquinha (2 yuans ou cerca de R$ 1,50), limonada (4 yuans ou R$ 3) e ‘milk tea’ com bolhas (de 6 a 8 yuans, de R$ 4,50 a R$ 6, dependendo do pedido).
O shopping, em agosto, também foi sede da primeira loja da Huawei, multinacional de tecnologia chinesa que vende smartphones, smartwatches, tablets e fones de ouvido. Em junho, o centro comercial também recebeu a primeira loja pop-up (com vendas temporárias) da banda sul-coreana BTS na América do Sul. Na inauguração desta última, diz ter visto o fluxo de visitantes aumentar em 23%.
Empresas chinesas anunciaram, durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Pequim, investimentos de cerca de R$ 27 bilhões no Brasil, que incluem combustível sustentável para aviação, carros elétricos, vacinas e vendedores alimentícios.
A Mixue começou como uma banca de raspadinhas, fundada em 1995 por Zhang Hongchao, um estudante de 21 anos que cursava Finanças e Economia na Universidade de Henan. Nos primeiros anos, foi batizada de Mixue Bingcheng, que significa “palácio de neve doce”.
O sucesso da marca alavancou o modelo de franquias com venda de sorvetes, chá, limonada, smoothies de frutas e café a preços muito baixos.
Em 2025, a marca conta com mais de 45 mil unidades espalhadas pela China e outros 11 países, como Singapura e Tailândia. Para comparação: o McDonald’s tem mais de 43 mil unidades no mundo, enquanto o Starbucks opera cerca de 40,5 mil.
Apesar de ser conhecida como a maior rede chinesa de bubble tea (bebida à base de chá cremoso, misturado com frutas ou leite e bolinhas de sagu), sorvetes e bebidas geladas, a Mixue atua mais como fornecedora de matéria-prima do que como operadora direta das lojas. Quase todas as unidades são administradas por franqueados.
Em 2022, a Mixue registrou lucro líquido de mais de US$ 300 milhões. Em março, a empresa lançou suas ações no mercado, que dispararam mais de 40% na estreia da empresa na Bolsa de Valores de Hong Kong. A rede arrecadou US$ 444 milhões (cerca de R$ 2,3 bilhões) na maior oferta pública inicial de ações (IPO) do ano na cidade.