SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A grande massa de ar quente e seco que domina toda a região central do país atinge também grande parte do estado de São Paulo nesta quinta-feira (11), o que deve deixar o tempo aberto, com temperatura alta e baixa umidade do ar.
Assim como nesta quarta (10), o ar seco vai inibir a formação de nuvens e provocar uma quinta ensolarada e com grande amplitude térmica. De acordo com a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as temperaturas devem variar de 12°C na madrugada a 29°C à tarde na região metropolitana de São Paulo.
A expectativa é que a umidade do ar chegue a 20% nos horários mais quentes na capital, o que deixa a população em estado de atenção.
Nesta quarta, por exemplo, a Defesa Civil estadual enviou pela terceira vez neste inverno um aviso pelo celular (sistema Cell Broadcast, ou CBC) alertando da baixa umidade do ar em 466 municípios paulistas.
Segundo o monitoramento do Centro de Gerenciamento de Emergências, o CBC é emitido para as cidades que atingem índices de umidade próximos a 12% e temperaturas acima dos 35°C. Conforme o mapa de risco de incêndio da Defesa Civil, os municípios dessas regiões encontram-se em nível de emergência para queimadas
Desses municípios, 46 tiveram taxas de umidade iguais ou inferiores a 12%. O recordista foi Teodoro Sampaio, na divisa com Mato Grosso do Sul, com apenas 6,1%. Para a OMS (Organização Mundial da Saúde), taxas abaixo dos 60% já são prejudiciais à saúde humana.
Esse cenário de seca provocou 72 focos de incêndios no estado de São Paulo nesta quarta, segundo o Programa Queimadas, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).
“A baixa umidade potencializa os riscos de incêndios em vegetação e pode causar sérios problemas de saúde, como irritação nos olhos, nariz e garganta, além de agravar doenças respiratórias. A Defesa Civil recomenda à população que beba bastante água, evite atividades físicas ao ar livre nos períodos mais quentes do dia, umidifique os ambientes internos e jamais faça queimadas”, explica a Defesa Civil, em nota.
Como a previsão é de mais calor em todo o estado nesta quinta, a umidade pode baixar ainda mais. Apenas no litoral e nos municípios do leste paulista é que os valores podem ser um pouco maiores, mas nem tanto, também ficando abaixo do ideal da OMS.
Previsão de temperatura e umidade do ar para o interior nesta quinta:
– Presidente Prudente (16°C a 37°C – Umidade Relativa do Ar de 10%)
– Barretos (16°C a 36°C – URA de 10%)
– Araçatuba (16°C a 35°C – URA de 10%)
– Marília (14°C a 35°C – URA de 20%)
– São José do Rio Preto (16°C a 35°C – URA de 10%)
– Ribeirão Preto (15°C a 34°C – URA de 10%)
– Araraquara (16°C a 34°C – URA de 10%)
– Franca (15°C a 34°C – URA de 10%)
– Bauru (13°C a 33°C – URA de 10%)
– Itapeva (10°C a 32°C – URA de 10%)
– Campinas (12°C a 32°C – URA de 10%)
– São José dos Campos (8°C a 32°C – URA de 15%)
– Sorocaba (12°C a 30°C – URA de 10%)
– Santos (12°C a 25°C – URA de 40%)
– Bertioga (12°C a 27°C – URA de 30%)
– Ubatuba (10°C a 24°C – URA de 40%)
Os mapas elaborados pela Defesa Civil mostram os níveis de riscos de incêndios. Há quatro estágios destes avisos: amarelo (baixo); laranja (alto); vermelho (alerta); e roxo (emergência).
Na sexta-feira (12), o panorama climático deve mudar principal na região metropolitana da capital e na faixa litorânea. Os ventos úmidos que sopram do mar devem favorecer a entrada de muitas nuvens e a queda da temperatura. A previsão indica que o dia será marcado por céu nublado e termômetros oscilando entre a mínima de 13°C e a máxima de 20°C. Durante a noite, há potencial para garoa e a sensação de frio aumenta.