CAMPINAS, SP (FOLHAPRESS) – Após o descarrilamento de um trem na manhã de terça-feira (9), a linha 4-amarela do metrô voltou a funcionar no trecho entre as estações Vila Sônia e Morumbi. A reabertura do serviço, às 4h40 desta quarta-feira (10), tem operação por via única, com velocidade reduzida e intervalos maiores.
Segundo a ViaQuatro, enviada às 4h30 à Folha de S.Paulo, ainda não há previsão de regularização do serviço, que foi interrompido nesta terça depois que um carro da composição do metrô descarrilou após partir da estação Vila Sônia. O acidente aconteceu às 9h59 e a remoção se estendeu até a madrugada desta quarta.
Ainda de acordo com a ViaQuatro, nove ônibus da própria concessionária circulam nesta manhã entre Taboão da Serra e a estação Morumbi, com parada no terminal Vila Sônia. A medida, tenta reduzir o impacto aos usuários do metrô durante o horário de pico.
A lentidão deve ser sentida principalmente pelos usuários que partem da estação Vila Sônia, já que o trabalho de remoção afetou a circulação da linha no sentido centro. Segundo a concessionária, o carro já foi removido dos trilhos.
Nas paradas após a estação Morumbi, o funcionamento deve ocorrer normalmente até a estação da Luz, onde a linha 4-amarela termina.
Ontem, a circulação de trens na linha 4-amarela chegou a ser suspensa no trecho entre as estações Paulista e Vila Sônia após o incidente. Segundo a concessionária, o sistema Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) foi acionado às 10h18 mais de uma hora após a interrupção do serviço.
A operação do metrô foi retomada no trecho entre Luz e Morumbi somente às 11h30, segundo a ViaQuatro.
O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) informou horas depois que vai notificar a concessionária para cobrar informações sobre o descarrilamento. Já Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), que fiscaliza o serviço, disse que vai cobrar explicações da concessionária acerca da demora para a chegada dos ônibus do Paese até as estações atingidas.
Cerca de 47 mil pessoas passam pela estação Vila Sônia diariamente.