SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Embraer recebeu da companhia aérea americana Avelo um pedido de 50 jatos E195-E2, no valor de US$ 4,4 bilhões (cerca de R$ 23,8 bilhões, na cotação atual), com direito de compra para mais 50 aeronaves e início das entregas previsto para 2027.

A empresa americana será a primeira dos EUA a operar o E195-E2, que é hoje o maior avião comercial da fabricante brasileira.

O jato tem capacidade para até 146 assentos (na versão de classe única), e a velocidade máxima de cruzeiro (quando o avião já está em alta velocidade ou altitude) é a Mach 0,82, isto é, cerca de 1.000 km/h.

O alcance chega a 4.815 km, distância suficiente para voos regionais entre capitais europeias ou entre estados americanos. Partindo de Brasília, por exemplo, um voo da aeronave cobre quase toda a América do Sul.

A Avelo opera 47 cidades em 18 estados americanos, além de Porto Rico. Também tem rotas para destinos como Jamaica, México e República Dominicana. A frota atual da companhia é composta de aeronaves Boeing 737 Next Generation.

Em julho deste ano, a Embraer havia recebido outro pedido de jatos E195-E2, da Scandinavian Airlines (SAS), que atua na Noruega, na Dinamarca e na Suécia. A empresa encomendou 45 aeronaves, com direitos de compra para mais dez aeronaves. Foi o maior pedido de jatos da SAS diretamente de um fabricante desde 1996.