Da Redação

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retoma nesta quarta-feira (10) o julgamento da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus acusados de tentativa de golpe de Estado em 2023.

Na sessão de terça-feira (9), os ministros Alexandre de Moraes, relator do caso, e Flávio Dino votaram pela condenação de todos os acusados. A expectativa agora se volta para o voto do ministro Luiz Fux, considerado decisivo. Em seguida, votarão as ministras Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

A maioria é formada com três votos dos cinco integrantes da Primeira Turma. O colegiado pode tanto absolver quanto condenar os réus. Em caso de condenação, os ministros também devem definir as penas individualmente, de acordo com o grau de participação de cada acusado.

Os denunciados respondem por crimes como golpe de Estado, organização criminosa e dano ao patrimônio público. Além de Bolsonaro, estão na lista nomes como Anderson Torres, Augusto Heleno, Braga Netto, Paulo Sérgio Nogueira, Almir Garnier, Alexandre Ramagem e Mauro Cid.

A previsão é que o julgamento seja concluído até sexta-feira (12), quando deve ser anunciada a decisão final.