SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) podem, a partir de agora, desbloquear o benefício para contratação de empréstimo consignado usando o login com os dados da conta bancária.

Antes, o desbloqueio só podia ser concluído por meio de reconhecimento facial validado em bases governamentais, como medida de segurança. Agora, quem tiver dificuldade com a biometria também pode realizar o procedimento pelo aplicativo ou site Meu INSS.

O empréstimo é contratado diretamente com instituições financeiras e as parcelas são descontadas na folha de pagamento do benefício.

Segundo o INSS, a novidade vai facilitar o acesso de quem enfrentava dificuldades na validação facial. O beneficiário também pode bloquear novamente a função a qualquer momento, pelo app ou site Meu INSS.

PASSO A PASSO

1. Entre no Meu INSS, informe CPF e senha e siga para “Do que você precisa?”

2. Digite Bloquear/Desbloquear e selecione o serviço “Bloquear/Desbloquear Benefício para Empréstimo Consignado”

3. Selecione o benefício que quer desbloquear e confira se ele está bloqueado ou liberado para empréstimos

4. Clique em “Desbloquear benefício”. O sistema vai tentar o reconhecimento facial: Se funcionar, o desbloqueio é concluído. Se não houver biometria disponível, será oferecida a opção “Login com o banco”

5. Clique em “Login com o banco”

6. Leia as instruções exibidas e siga para “Sair do Meu INSS”. Se preferir, use o botão “Baixar Ajuda”

7. Agora volte para a tela inicial do Meu INSS, escolha “Entrar com gov.br”

8. Selecione “Login com seu banco”

9. Escolha a instituição onde tem conta e informe os dados pedidos pelo banco

10. Após o acesso pelo banco, busque novamente o serviço “Bloquear/Desbloquear benefício”

11. Siga as instruções na tela. O sistema reconhecerá o novo login pelo banco. Clique em Avançar e libere o benefício para contratação de empréstimo com qualquer instituição financeira

O INSS faz alerta para que os segurados tomem cuidado com golpes. Todo processo de reconhecimento facial e desbloqueio deve ser feito apenas pelos canais oficiais do governo federal:

– Aplicativo Meu INSS

– Site gov.br/meuinss

A autarquia não envia links por WhatsApp, SMS ou email e nunca solicita senha ou código de acesso.

O QUE É O CRÉDITO CONSIGNADO?

É um empréstimo no qual a parcela é descontada diretamente da aposentadoria ou pensão, o que permite que os juros sejam os menores do mercado.

QUANDO A BIOMETRIA PASSOU A SER EXIGIDA?

A utilização da biometria dos bancos para as contratações de consignado do INSS já era obrigatória desde 2022. No dia dia 8 de maio deste ano, o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, determinou o bloqueio de todos os benefícios previdenciários para novos registros de empréstimos consignados.

A medida tinha como objetivo impedir novas contratações, após orientações do TCU (Tribunal de Contas da União). O órgão passou a exigir biometria facial para qualquer operação de consignado, como contratar, refinanciar e fazer mudança entre bancos (portabilidade).

Desde então, as instituições financeiras só poderiam visualizar a margem consignável (valor máximo da aposentadoria que pode ser comprometido com o pagamento de empréstimos) mediante autorização por biometria.