
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove a segunda fase do Concurso Sabores da Escola, que começa nesta quarta-feira (10/09), em Caldas Novas. A disputa reúne, neste momento, 40 duplas de merendeiros, distribuídas em cinco polos regionais. Nesta etapa, cada polo classificará uma única receita para a grande final.
Na edição 2025, foram inscritas 381 receitas de pratos servidos nas escolas públicas estaduais.
A primeira disputa, em Caldas Novas, no Polo 4, reúne as regionais de Aparecida de Goiânia, Catalão, Goiânia, Goiatuba, Morrinhos, Palmeiras de Goiás, Piracanjuba e Pires do Rio. No dia 18 de setembro (quinta-feira) será a vez de definir o representante na final do Polo 2, com receitas das regionais de Águas Lindas, Campos Belos, Formosa, Luziânia, Novo Gama, Planaltina, Posse e Silvânia.
O Polo 1 disputa no dia 23 de setembro (terça-feira), com Goiás, Itapaci, Jussara, Minaçu, Porangatu, Rubiataba, São Miguel do Araguaia e Uruaçu. No dia seguinte, 24 de setembro (quarta-feira), será a vez do Polo 5 e vai reunir Iporá, Itumbiara, Jataí, Mineiros, Piranhas, Quirinópolis, Rio Verde e Santa Helena de Goiás. Já o último classificado será conhecido no dia 25 de setembro, no Polo 3, com representantes de Anápolis, Ceres, Goianésia, Inhumas, Itaberaí, Itapuranga, São Luís de Montes Belos e Trindade.
A final será em 30 de outubro, no Centro de Eventos Ipê da Secretaria de Estado da Educação, em comemoração ao Dia da Merendeira. O júri será formado por estudantes, representantes da administração pública e dois chefs de cozinha. As receitas serão avaliadas conforme as diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), priorizando o uso de alimentos in natura ou minimamente processados.
Iniciativa
O concurso Sabores da Escola é uma ação do Governo de Goiás que valoriza o trabalho das merendeiras da rede pública, estimula hábitos alimentares saudáveis entre estudantes e reforça as diretrizes do Pnae. A alimentação escolar é tratada como prioridade na atual gestão.
Em junho de 2025, o Governo de Goiás fez o segundo reajuste nos repasses, elevando o valor destinado à merenda para mais de R$ 235,7 milhões.
O aumento garante nutrição mais completa aos estudantes e complementa os repasses do governo federal. A medida busca assegurar alimentação rica em proteínas, vitaminas e cálcio, essenciais para a saúde e o desenvolvimento dos alunos.
Saiba mais
Educação homenageia prefeituras que superaram metas na alfabetização infantil
Gestão Caiado lidera avaliações em Segurança Pública, Educação e Políticas Sociais
O post Educação seleciona finalistas do concurso Sabores da Escola apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.
Fonte: Agência Cora