Goiânia realiza neste domingo (14) a 30ª edição da Parada LGBT+, com o tema “Famílias LGBT+ existem! Direitos, Inclusão e Diversidade”. A concentração será na Praça Cívica, a partir das 12h, com apresentações artísticas em trios elétricos, que seguem até às 17h. A passeata deve percorrer as avenidas Araguaia, Paranaíba e Tocantins, reunindo milhares de participantes, segundo a organização do evento.

O evento contará com cerca de 40 artistas, incluindo DJs, drag queens, cantores, dançarinos, animadores, grupos de dança e performers. Às 17h, será realizado um casamento simbólico presidido por um juiz do Tribunal de Justiça de Goiás, considerado um dos pontos altos da manifestação. Marcos Silvério, fundador da Associação da Parada de Goiás, destaca que a cerimônia celebra o direito de casais LGBT+ formalizarem suas uniões, mesmo em um contexto de pluralidade familiar.

A Parada LGBT+ de Goiânia atua em duas frentes: a defesa por direitos iguais e o combate à discriminação, violência e preconceito. De acordo com a ONG internacional Transgender Europe, o Brasil lidera há 16 anos consecutivos os índices de violência contra a comunidade LGBT+. Em Goiás, dados do Anuário da Segurança Pública 2023/2024 apontam aumento nos casos de homofobia, racismo e misoginia.

O evento é organizado pela Associação da Parada LGBT+ de Goiás (PARADA-GO), em parceria com 15 ONGs, militantes e ativistas, e conta com apoio de entidades governamentais do estado e do município. A realização é custeada por emenda impositiva do vereador Fabrício Rosa (PT).

Serviços disponíveis no evento:
Durante a concentração, serão distribuídos materiais informativos e insumos de prevenção contra ISTs, além de aplicação de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais. O espaço do evento também contará com informações sobre direitos humanos, cidadania, acessibilidade para pessoas com deficiência, meio ambiente, coleta seletiva e área dedicada às crianças.

Anote na agenda:

  • Evento: 30ª Parada LGBT+ de Goiânia
  • Data: Domingo, 14/09
  • Horário: A partir das 12h
  • Local: Praça Cívica (Rua 82, nº 400, Centro)