Da Redação
O ex-presidente Jair Bolsonaro enviou nesta segunda-feira (8) um pedido ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para autorização de um procedimento médico que deve ser realizado no próximo domingo (14) no Hospital DF Star, em Brasília.
De acordo com o documento encaminhado à Corte, Bolsonaro anexou relatório médico recomendando um tratamento dermatológico de baixa complexidade, com previsão de alta no mesmo dia.
Desde 4 de agosto, o ex-presidente cumpre prisão domiciliar por determinação de Moraes, que também limitou o acesso de visitantes à residência e determinou o uso de tornozeleira eletrônica. A decisão foi tomada após o ministro concluir que Bolsonaro utilizou as redes sociais de seus filhos para burlar a proibição de se manifestar online.
A medida faz parte de um inquérito que investiga o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) por suposta articulação com o governo do então presidente dos EUA, Donald Trump, para pressionar autoridades brasileiras e ministros do STF. Eduardo deixou o país em março, alegando perseguição política, e desde então vive nos Estados Unidos.
Bolsonaro é acusado de ter enviado dinheiro por meio de transferências bancárias para financiar a estadia do filho no exterior. Além disso, ele é réu na ação penal que apura uma suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022 — julgamento que deve ser concluído nesta sexta-feira (12).