SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O cantor nigeriano Burna Boy atrasou em dez minutos o seu show no The Town, e chegou quando a garoa havia acabado de passar. Foi o momento oportuno para ele começar sua primeira apresentação no Brasil, uma das poucas novidades do lineup do festival que ocorre no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.
Ainda que Burna Boy não seja muito conhecido por aqui, o público ficou atento à performance. Ele faz uma mistura de ritmos tradicionais africanos a hip hop e reggae.
A plateia, formada majoritariamente de fãs do rapper Travis Scott, a principal atração do dia, não sabia de cor as letras de Burna Boy, mas acompanhava como podia –com reboladas, aplausos, gritos, assobios ou só com os braços para cima, mexendo-os ao ritmo da música. Mesmo quem não encarava o palco se sacudia conforme o som.
“Como estão se sentindo?”, ele perguntava, antes de gritar “São Paulo”. Fez isso várias vezes enquanto apresentava “Don’t Let Me Drown”, música que lançou para a trilha sonora do filme “F1”. Já sem camisa, ele girava no alto a toalha que tinha levado para enxugar o suor.
À frente do seu balé formado por mulheres, Burna Boy requebrava, andava de um lado para o outro do palco, arriscava uns passos de dança e sacudia sem parar a sua toalha. Na reta final do show, pediu que o público fizesse rodinhas –“girem, girem”, ele pedia–, enquanto cantava “It’s Plenty”.
Em seguida, o artista pediu que os fãs também tirassem a camisa para girá-las no alto, “seja você um menino, uma menina, ou algo no meio disso”, disse. Não deu para ver alguém obedecendo –faz frio em São Paulo, e a garoa já havia voltado.
Burna Boy é um dos artistas mais bem-sucedidos na fusão do groove africano com gêneros globais. Abraçado por artistas de peso, ele tem canções com Ed Sheeran, “For My Hand”, com Justin Bieber, “Loved By You”, e com Travis Scott, “TaTaTa”.
O nigeriano cantou no palco Skyline, o principal do festival paulistano, que chega à segunda edição após estrear há dois anos. No mesmo espaço se apresentam neste sábado ainda o rapper Don Toliver e, por fim, o próprio Travis Scott, que também foi headliner no Rock in Rio do ano passado.
O The Town segue neste domingo com apresentações de Pitty, Iggy Pop e da banda Green Day. O evento volta na sexta-feira (12), e termina no domingo seguinte (14). Espera-se que se apresentem ainda a banda Backstreet Boys, cantora Mariah Carey e o cantor Lionel Richie.