SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) vai reduzir os embarques do Expresso Aeroporto para cada 30 minutos aos domingos. Atualmente, os trens partem de hora em hora, tanto na ida quanto na volta do aeroporto internacional de Guarulhos.
A operação assistida para redução de horário começa neste domingo (7). O intervalo de 30 minutos será em todo o funcionamento da linha, entre 5h e meia-noite.
“A análise é imprescindível para a avaliação operacional, permitindo que a redução do intervalo seja considerada também nos feriados”, afirma a companhia.
Segundo a CPTM, o estudo servirá ainda para analisar a possibilidade de implementação aos sábados e dias úteis, mas somente nos horários de vale, ou seja, de menor movimento.
“Isso ocorre porque a circulação afeta as linhas 11-Coral e 12-safira, impedindo a expansão para os horários de pico devido ao grande fluxo de passageiros”, diz.
Há duas opções para se chegar pelo sistema ferroviário ao aeroporto de Cumbica. Uma delas é a linha 13-jade, com saída da estação Engenheiro Goulart, na zona leste de São Paulo.
A outra alternativa é o Expresso Aeroporto, que também circula na linha 13, a partir da Barra Funda, na zona oeste paulistana. Nos dois casos, a passagem custa R$ 5,20.
Atualmente, os passageiros que chegam à estação da CPTM no aeroporto precisam pegar ônibus gratuitos até os três terminais.
Um “people mover” aeromóvel, trem em via elevada, está em testes para substituir os ônibus.
O transporte, previsto para começar a operar em fevereiro do ano passado vem sofrendo sucessivos atrasos. Na última previsão, deveria ter começado operação assistida com passageiros, ou seja, em horário reduzido, no último dia 31, o que não ocorreu.
Por causa dos atrasos, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) abriu um processo administrativo sancionador contra a GRU Airport, concessionária que administra o aeroporto. A empresa pode ser multada.
Questionada sobre porque o people mover ainda não está em funcionamento, a GRU pediu para que a reportagem procurasse a Aerom, responsável pelas obras e pela gestão do sistema, quando for inaugurado -a empresa também não informou os motivos, nem nova data.
Ao todo, a via suspensa com trilhos tem 2,7 km de extensão com quatro estações, uma ligada à do trem metropolitano e outras em cada um dos três terminais do aeroporto internacional. Quando o sistema estiver inaugurado, esse trajeto final será feito em aproximadamente seis minutos.
O veículo, que circula por meio de propulsão pneumática, é composto por dois carros articulados que pesam 16 toneladas e deverá levar até 200 passageiros por viagem. Eles rodam em dois trilhos, como se fossem trens convencionais.
O custo total foi estimado no ano de 2023 em pouco mais de R$ 300 milhões. O pagamento é custeado com recursos da outorga da GRU Airport. O contrato de operação da Aerom é de dez anos, depois o sistema passa para a União.