SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Silvio Tendler, morto nesta sexta-feira aos 75 anos, foi coroado um dos maiores documentaristas brasileiros de todos os tempos. O diretor ficou conhecido como “cineasta dos sonhos interrompidos” por narrar a ascensão e queda de importantes figuras políticas do país, como Juscelino Kubitschek e João Goulart.
“Os Anos JK Uma Trajetória Política”, “Jango”, e “O Mundo Mágico dos Trapalhões” se tornaram os documentários de maior bilheteria no Brasil. Tendler também documentou a trajetória de artistas e pensadores, como Os Trapalhões, Castro Alves e Milton Santos. A seguir, relembre os principais filmes do cineasta.
*
‘OS ANOS JK UMA TRAJETÓRIA POLÍTICA’
Narrado por Othon Bastos, o documentário de 1980 conta com participações de políticos como Tancredo Neves e Magalhães Pinto para narrar a trajetória de Juscelino Kubitschek, presidente que ficou conhecido pela construção de Brasília.
Onde ver: Curta! On e Prime Video
“JANGO”
O filme de 1984 reconstrói a trajetória de João Goulart, presidente deposto pelo golpe militar de 1964. O documentário, lançado 20 anos após o início da ditadura, tem imagens de arquivo e entrevistas com Leonel Brizola, Celso Furtado e Frei Betto, e mostra o cenário político conturbado no país na década de 1960, em plena Guerra Fria.
Onde ver: Mercado Play e Prime Video
“O MUNDO MÁGICO DOS TRAPALHÕES”
O filme é uma retrospectiva de como nasceram Os Trapalhões, grupo de humor mais popular do Brasil formado por Didi, Dedé, Mussum e Zacarias.
Onde ver: Prime Video
“CASTRO ALVES, RETRATO FALADO DO POETA”
O filme conta a história de Castro Alves, um dos poetas românticos mais importantes do Brasil, jovem combativo, movido por ideais abolicionistas, republicanos e socialistas. Alves transformou a poesia em instrumento de luta, utilizando a arte como meio de intervir e transformar a realidade que o cercava.
Onde ver: Prime Video
“MILTON SANTOS, PENSADOR DO BRASIL”
Lançado em 2001, o documentário parte da última entrevista dada pelo geógrafo Milton Santos, que analisa a globalização e denuncia suas contradições. Santos defendia a construção de um mundo mais justo, e o filme de Tendler destrincha suas reflexões sobre a desigualdade implementada pelo avanço do neoliberalismo.
Onde ver: YouTube
“GLAUBER O FILME, LABIRINTO DO BRASIL”
Lançado em 2003, o documentário percorre o cinema e as ideias de Glauber Rocha, um dos cineastas mais importantes do cinema novo. Foi exibido no Festival de Cannes daquele ano.
Onde ver: Prime Video