SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O humorista americano Druski estourou a bolha da internet nesta quinta-feira (4) com uma esquete em que imita um homem branco patriota e fã de Nascar (modalidade de automobilismo).
Maquiado de branco, com direito a queimadura de sol, cabelo liso com mullets e tatuagem da bandeira americana, Druski se mistura a fãs de Nascar durante um campeonato do esporte. No vídeo, os frequentadores do torneio interagem normalmente com ele e ninguém parece desconfiar de que se trata de um personagem.
A esquete, batizada de “Aquele cara que tem orgulho de ser americano”, foi publicada pelo humorista em suas redes na terça-feira (2) e já tem quase 200 milhões de visualizações no X e 1,7 milhão de curtidas no Instagram.
Em uma das cenas hilárias, o personagem dirige cantando “Born in the USA”, de Bruce Springsteen. Em outra, sai de um trailer bebendo energético e oferece uns tragos de seu cigarro a uma mulher branca. Logo depois, se emociona ao ouvir o hino americano antes da corrida. O personagem também fala com um falso sotaque de branco sulista -tão bem feito que passa despercebido.
Em uma das cenas que gerou controvérsia, Druski é racista com um homem negro fã de Nascar. Ele pergunta: “Tá perdido aqui? Você vai ao Nascar? Tem certeza disso?”, e em seguida cospe no chão. O homem não reage.
Nas redes sociais, o vídeo chegou aos brasileiros. “Esse vídeo passou dez mil vezes na minha timeline. Só descobri agora que é um cara maquiado de branco”, comentou um usuário do X. “O cara simplesmente meteu a skin de branco e passou imperceptível”, comentou outra. “A maquiagem com o queimado do sol no macacão é impressionante. Que vídeo épico!”, se divertiu outro.
“Dê um aumento ao seu maquiador”, foi a reação de um fã do humorista. “Que linda homenagem ao JD Vance”, brincaram outros, em referência ao vice-presidente americano.
Alguns fãs de Nascar se sentiram ofendidos com o vídeo. “Nossa cultura não é fantasia”, reclamaram nas redes. Em um novo vídeo, publicado nesta quinta (4), Druski fez piada com a situação. “Estou cancelado?”, escreveu, enquanto desfila de terno fumando um cigarro.