Governarnador Ficomex

O governador Ronaldo Caiado destacou a força de Goiás e os avanços que colocam o Estado não apenas como um exportador de commodities, mas que agrega valor e que investe cada vez mais na industrialização em solo goiano, durante a abertura da Feira Internacional de Comércio Exterior do Brasil Central, a Ficomex 2025, nesta quinta-feira (4/9).

O evento, que vai até 6 de setembro, tem como tema “Transformação Digital e Sustentabilidade no Mercado Global” e reúne empresas, instituições e especialistas de diversos países para fomentar o fluxo global de bens e serviços, e também expandir as relações comerciais entre o Brasil e o mundo.

“Goiás é competitivo em todas as áreas, no comércio, na prestação de serviços e na indústria”, garantiu Caiado.

O governador ressalta a atuação no estado da Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás (Acieg) junto com a Federação das Associações Empreendedoras, Comerciais, Industriais, de Serviços, de Tecnologia, de Turismo e do Terceiro Setor do Estado de Goiás (Faciest). As entidades são as promotoras do evento que trouxe mais de 100 embaixadas para a feira.

“Estamos mostrando o dinamismo do ponto de vista de gestão e também de um empresariado extremamente arrojado, ousado que avança no cenário internacional. Acompanhamos com apoio, para que cada vez mais, a renda seja melhor e o cidadão do exterior se sinta bem atendido na nossa terra”, afirmou Caiado, que recebeu a Comenda Ficomex, destinada a entidades e personalidades que atuam em prol do comércio exterior.

O vice-governador Daniel Vilela destacou que o resgate da Ficomex é uma oportunidade de apresentar as potencialidades de Goiás.

“É um instrumento que fomenta as relações comerciais internacionais no nosso Estado”, pontuou ao explicar que está em discussão a criação de uma agência de promoção e exportação.

“Um formato enxuto, moderno e inteligente que possa conectar Goiás com outros países, instituições e empresas”, adiantou.

Vice-governador Daniel Vilela participa da abertura da Ficomex 2025 (Foto: Júnior Guimarães)

Durante a abertura, o presidente da Acieg, Rubens Fileti, destacou que “Goiás acabou se tornando um hub de conexão no Brasil inteiro” e que, neste momento de instabilidade causada pelo tarifaço imposto pelos Estados Unidos, “nada melhor do que abrir diálogo, principalmente com três pilares que trazemos aqui: política pública, negócios e educação”. Fileti também anunciou novidades para o próximo ano, com a realização da feira de forma bianual em Goiás.

“Um ano será fora do país e outro aqui no estado”, afirmou.

Embaixador

Este ano, o cantor Gusttavo Lima foi nomeado o embaixador da feira, escolha que se deve ao espírito empreendedor do artista, que investe em diversas áreas, fortalecendo o evento como plataforma para expandir negócios e criar conexões internacionais.

“Goiás se tornou uma referência mundial em empreendedorismo e negócios”, frisou ao relatar que o evento é uma forma de explorar o que Goiás e o Brasil têm de melhor para exportar para o mundo.

 “Fico feliz de unir música e negócio no mesmo sentido e ambiente. Que a gente possa manter o nosso estado cada dia mais forte e fazer diferença”, sentenciou o cantor.

Ao discursar, o governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou que a feira é importante para unir esforços e vencer as dificuldades ao exemplificar o tarifaço.

 “Vale muito a pena fazer os contatos e crescer os nossos estados, mas principalmente o nosso Brasil”, considerou.

O chefe do executivo de Minas Gerais, Romeu Zema, frisou a atuação para a atração de negócios.

“Tem sido uma prioridade. Rompemos no mês passado, em agosto, a barreira de R$ 500 bilhões. Estamos falando de mais de 90 bilhões de dólares de investimentos privados”, citou.

A abertura da feira contou ainda com outras autoridades e empreendedores, entre elas o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel e o presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto; deputados estaduais e federais. Além de presidentes e representantes de entidades como Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) e Organização das Cooperativas Brasileiras Goiás (OCB-GO).

Ficomex

A feira reúne empresas, instituições e especialistas de diversos países para fomentar o comércio exterior, fortalecer a internacionalização de negócios e expandir relações comerciais entre o Brasil e o mundo.

O evento foi retomado pela Acieg em 2024, após quase 20 anos e chega à sua quarta edição em 2025. Mais de 100 países de quatro continentes estão representados por embaixadas e câmaras de comércio, incluindo grandes parceiros do Brasil. O número supera o dobro da edição anterior e corresponde a mais de 55% de nações do mundo.

União Europeia, todo o continente africano, China, Canadá, Estados Unidos, México, Rússia, Argentina, Paraguai, Hong Kong e Arábia Saudita, dentre outros países, estão representados.

O evento atua para a realização de negócios dentro do território brasileiro, gerando networking entre estados, municípios, instituições, players importantes do mercado e empresas de todos os portes.

O post Caiado ressalta avanço da industrialização goiana durante abertura da Ficomex 2025 apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Fonte: Agência Cora