SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Polícia Militar do estado de São Paulo publicou o edital para um novo concurso público ao cargo de soldado de 2ª Classe. Ao todo, são oferecidas 2.200 vagas com remuneração inicial de R$ 5.055,53. A banca organizadora da seleção é a Vunesp.

Os interessados poderão se inscrever entre os dias 8 de setembro e 23 de outubro, mediante pagamento de uma taxa de R$ 85. A primeira etapa, que é composta por uma prova objetiva e uma redação dissertativa, está marcada para o dia 30 de novembro.

As inscrições deverão ser realizadas somente pela internet, no site da Vunesp. Durante a inscrição, os interessados devem escolher o município em que farão suas provas.

Os candidatos também devem se atentar a alguns pré-requisitos. Para concorrer, é necessário ter idade entre 17 e 30 anos; altura mínima de 1,55 metros (mulheres) e 1,60 metros (homens); ensino médio completo; e CNH válida entre as categorias B e E.

Os candidatos podem ter tatuagem, desde que elas não façam alusão a condutas ilícitas ou símbolos que contrariem os valores da corporação.

*

QUAIS SÃO AS ETAPAS DO CONCURSO?

O concurso da PM de São Paulo conta com sete fases:

1 – Prova objetiva;

2 – Prova dissertativa (redação);

3 – TAF (Teste de aptidão física);

4 – Exames de saúde;

5 – Avaliação psicológica;

6 – Investigação social;

7 – Análise de documentos.

A prova objetiva terá 60 questões, enquanto a prova dissertativa, no formato de redação, valerá 40 pontos, representando 40% da nota final. Elas serão aplicadas simultaneamente e terão duração de cinco horas.

Divisão da prova objetiva

Disciplina – Número de questões

Língua portuguesa e interpretação de texto – 20

Matemática – 15

Conhecimentos Gerais – 15

Noções básicas de informática – 5

Noções de administração pública – 5

Segundo Érico Palazzo, delegado de polícia e coordenador de carreiras policiais do Gran Concursos, este é “um dos concursos mais estratégicos para quem busca estabilidade e carreira na segurança pública”.

Ele diz que a PM de São Paulo lança dois concursos por ano, sempre com mais de 2.000 vagas e conteúdo programático idêntico. “Isso significa que, mesmo que o candidato não seja aprovado agora, poderá reaproveitar os estudos para a próxima oportunidade. É uma das melhores chances do país para quem está começando a carreira”, afirma o especialista.

COMO POSSO ME PREPARAR?

Palazzo diz que os próximos três meses até a prova são tempo suficiente para revisar conteúdos e praticar com questões anteriores.

Segundo o delegado, o conteúdo é bastante próximo ao do ensino médio e de vestibulares, o que favorece os candidatos mais jovens. “A grande chave é a persistência, já que a PM São Paulo mantém o mesmo padrão de cobrança há anos”, diz.

Ele também destaca que o TAF (Teste de Aptidão Física) é uma das fases com maior índice de reprovação, por isso, é necessário treinar desde o início.

ISENÇÃO DA TAXA DE INSCRIÇÃO

Terá direito à isenção total da taxa de inscrição o candidato que comprovar ter realizado, no mínimo, três doações de sangue nos últimos 12 meses. A comprovação deverá ser apresentada por meio de documento emitido pela entidade coletora.

As doações devem ter sido feitas a órgão oficial ou a entidade credenciada pela União, pelos estados ou pelos municípios.

Também poderá obter redução de 50% no valor da taxa o candidato que estiver regularmente matriculado no ensino médio, em curso pré-vestibular ou em curso superior, de graduação ou pós-graduação, e que comprove receber remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou estar desempregado.

A solicitação de isenção poderá ser feita entre as 14h do dia 8 de setembro e as 23h59 do dia 9 de setembro mediante preenchimento do requerimento específico e envio da documentação comprobatória.