SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Passageiros enfrentam transtornos na manhã desta quinta-feira (4) para circular na plataforma de trens da linha 9-esmeralda, em Santo Amaro. O problema começou na madrugada por causa de uma tentativa de furto de cabos de energia, que afetou o fornecimento no local.

A energia foi interrompida às 4h45, segundo a ViaMobilidade, que é responsável pelo serviço. Segundo a empresa, os trens funcionam normalmente e a estrutura da linha 5-lilás do metrô não foi afetada.

Com o apoio de geradores, a operação dos trens segue normal, mas as escadas rolantes estão paradas para poupar energia. Ainda de madrugada, passageiros ficaram no escuro na plataforma à espera de trens

De acordo com a Enel, equipes estão no local para fazer os reparos após um condutor ter sido rompido durante a tentativa de furto.

“Entre janeiro e julho de 2025, a Enel registrou 3.499 ocorrências de furto de cabos de energia elétrica que impactou quase 20 mil clientes nesse período”, afirmou a companhia.

A Enel também disse que a ocorrência não afetou clientes no entorno da estação.