SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Banco Central rejeita compra do Master pelo BRB, EUA questionam bancos brasileiros e outras notícias para começar esta quinta-feira (4).

ECONOMIA

Banco Central rejeita compra do Master pelo estatal BRB. Análise do instituição federal era último passo regulatório necessário para que operação pudesse ser concluída.

POLÍTICA

Defesa de Bolsonaro tenta minar crimes que dificultam anistia. Sem condenação por 2 dos 5 crimes avaliados no Supremo, ex-presidente poderia driblar contraposição da corte a perdão dado por Congresso.

CONGRESSO NACIONAL

Alcolumbre tem aval do STF para reduzir penas do 8/1, mas centrão quer anistia que livre Bolsonaro da prisão. Partidos e Tarcísio pressionam Motta a pautar proposta que tem reflexo nos três Poderes e está vinculado à eleição de 2026.

GOVERNO LULA

Lula intensifica agendas em Minas Gerais para viabilizar palanque no estado em 2026. Presidente visita 2º maior colégio eleitoral do país pela 7ª vez no ano e reforça incentivo à candidatura de Pacheco.

GUERRA COMERCIAL

Empresários do Brasil se reúnem com número 2 da diplomacia dos EUA e ouvem que tarifas são políticas. Integrante do governo americano teria dito que lobby deveria ser feito com autoridades em Brasília. Por isso, tema é tratado no Departamento de Estado dos EUA, não Tesouro ou Comércio.

GUERRA COMERCIAL

Governo dos EUA questiona 5 bancos no Brasil sobre aplicação de Lei Magnitsky contra Moraes. Notificação para averiguar cumprimento de determinação de Trump foi enviada a Santander, Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e BTG. Medida vem após reclamação de deputado Eduardo Bolsonaro ao secretário de Tesouro dos EUA.

VENEZUELA

‘Acontecerá novamente’, diz Rubio sobre ataque dos EUA a barco saindo da Venezuela. Pete Hegseth, chefe do Pentágono, nega uso de IA em vídeo de destruição de embarcação supostamente com drogas. Trump diz que Venezuela tem sido um ‘ator muito ruim’; governo brasileiro não deve se manifestar.

FILMES

‘O Agente Secreto’ pode superar ‘Ainda Estou Aqui’ no Oscar, diz revista Variety. Longa está sendo cotado por veículo americano para prêmios de melhor filme, melhor direção e melhor roteiro original.

ESTADOS UNIDOS

Brasileira vítima de Jeffrey Epstein fala pela primeira vez em público após ter sido abusada aos 14 anos. Marina Lacerda foi aliciada para prestar serviços de massagem ao financista, que a ‘forçou a fazer sexo com ele’. Vítimas do bilionário se organizam para exigir divulgação de documentos do caso.

INTERIOR DE SÃO PAULO

Vídeo mostra seguidores invadindo posto de SP após promessa de influenciador. Buzeira anunciou entrega de bichos de pelúcia com dinheiro dentro em Olímpia; ‘impossível controlar’, declarou.