SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Prefeitura de Campinas, no interior de São Paulo, pediu desculpas nas suas redes sociais por um vídeo com teor racista publicado em julho de 2023. A retratação faz parte de uma série de medidas do acordo firmado com o Ministério Público, que também prevê investimento de R$ 300 mil em projetos de igualdade racial.

O acordo foi firmado em maio, quase dois anos após o ocorrido, e homologado no mês passado. O vídeo publicado em 2023 mostrava a importância das câmeras de segurança no combate à criminalidade, fazendo referência ao meme “Attenzione pickpocket”. No entanto, as imagens mostravam apenas abordagens de pessoas negras.

Um dia após a postagem, o vídeo foi removido e reeditado. Foi reduzido o número de pessoas negras e incluída a imagem de um homem branco entre os abordados. Ainda em 2023, servidores da área de comunicação da Prefeitura de Campinas receberam um curso de formação antirracista.

A carga horária era de nove horas e as aulas foram ministradas por Jacqueline Damázio, coordenadora do Centro de Referência e Combate ao Racismo e Intolerância Religiosa da Secretaria Municipal da Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.

No pedido de desculpas, a prefeitura reconhece o erro e afirma que expôs pessoas negras de maneira vexatória. “Uma situação inaceitável de racismo estrutural e que, de maneira alguma, representa a pluralidade dos campineiros”, diz o texto da postagem.

A prefeitura argumenta que a divulgação do vídeo está dentro do prazo determinado pelo Ministério Público, que pediu publicação em até 60 dias após a homologação do Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre a administração e a Promotoria.

Além do investimento de R$ 300 mil e da retratação pública, o documento também prevê outras medidas de combate ao racismo. São elas: a implantação de capacitação e formação permanentes de servidores para o combate ao racismo e promoção da igualdade social; atualização do manual municipal de política de comunicação institucional antirracista e publicação permanente de conteúdos, por parte da Secretaria de Comunicação abordando a prevenção e combate ao racismo.

Segundo a prefeitura, essas medidas de promoção da igualdade racial estão sendo planejadas e acompanhadas por um Grupo de Trabalho formado no âmbito do inquérito. Em nota, a administração reafirmou seu compromisso com o combate a todas as formas de discriminação, a valorização da diversidade e a construção de políticas públicas que garantam o respeito, a dignidade e a equidade para toda a população.