SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Tarcísio e centrão articulam anistia a Bolsonaro, Alexandre de Moraes defende punição ao ex-presidente em julgamento, União Brasil e PP decidem deixar governo Lula e outras notícias para começar esta quarta-feira (3).
JULGAMENTO DE BOLSONARO
Centrão e Tarcísio articulam anistia a Bolsonaro para abrir caminho do governador à Presidência. Costura passa por acordo para que o Congresso vote projeto, e que o STF não derrube o texto.
POLÍTICA
Ex-assessor do TSE diz que Moraes forjou documento em operação contra empresários bolsonaristas. Declaração acompanhada de documentos que comprovariam a ilegalidade foi dada em comissão do Senado controlada por bolsonaristas; Moraes diz que todas as ações foram oficiais e regulares.
BANCO CENTRAL
Centrão quer poder para Congresso demitir comando do BC, em meio a discussões sobre Master. Proposta daria à Câmara e ao Senado prerrogativa de demitir diretores da autoridade monetária em caso de atuação ‘incompatível com interesses nacionais’. Articulação ocorre no momento em que Banco Central realiza a análise final da operação de compra do banco Master pelo BRB.
ECONOMIA
PIB do Brasil desacelera a 0,4% com juro alto no 2º trimestre; serviços crescem. Fim do impulso da safra também impacta resultado de abril a junho. Consumo das famílias continua positivo, mas perde ritmo, e investimento cai.
GOVERNO TRUMP
Trump afirma que EUA destruíram barco que saía da Venezuela, matando 11 pessoas. ‘Que isso sirva de aviso a qualquer um pensando em levar drogas aos EUA’, escreveu republicano. Presidente disse que canoa pertencia à facção venezuelana Tren de Aragua.
ARGENTINA
Tesouro da Argentina anuncia intervenção no câmbio para estabilizar peso após denúncias sobre irmã de Milei. Governo toma medida após moeda se desvalorizar e rendimentos de títulos soberanos caírem. Tentativa é evitar aprofundamento da crise gerado pelo suposto envolvimento de Karina Milei com propina.
MUNDO
China mostra tríade de armas nucleares e exibe poder bélico em desfile militar que exalta Xi. Mísseis terrestres, aéreos e marítmos, alguns com poder intercontinental, estão entre os artefatos. Pequim também colocou nas ruas tanques de guerra e submarinos de última geração.
PORTUGAL
Cidadão português publica vídeo em que oferece 500 ‘por cabeça de brasileiro’. João Oliveira foi denunciado com queixa-crime ao Ministério Público de Portugal. Grupo de advogados que abriu processo fala em ‘clara incitação ao homicídio, apologia de crime e discurso de ódio’.
CRISE DO CLIMA
Crise climática ameaça cultura indígena milenar de produção de cerâmicas no Xingu. Secas provocam o sumiço do cauxi, esponja de água doce que é matéria-prima das peças do povo wuará.