SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Assim como nesta terça-feira (2), a quarta (3) vai ser mais um dia de tempo aberto e calor na região metropolitana de São Paulo, devido ao bloqueio atmosférico que atinge toda a região central do país, aumentando as temperaturas e diminuindo a umidade relativa do ar.
Na Grande São Paulo, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura prevê que o dia terá predomínio de sol entre poucas nuvens e sem previsão de chuva. Por isso, as temperaturas devem variar entre mínima de 15°C na madrugada e máxima de 29°C durante a tarde.
Nesta terça, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou a mínima de 16,3°C de madrugada e a máxima de 27,7°C às 16h na estação do Mirante de Santana, na zona norte da capital.
Devido ao calor, a umidade relativa do ar estará em declínio nos horários mais quentes, com valores próximos e até abaixo dos 20% no interior e próximas dos 40% na faixa leste e litoral. Essas condições de tempo, aliadas aos ventos, favorecem a propagação de focos de incêndio. Por isso, a Defesa Civil estadual destaca que é importante evitar atividades que possam provocar queimadas.
Para a OMS (Organização Mundial da Saúde), taxas de umidade abaixo dos 60% já são prejudiciais à saúde humana, provocando incômodo em crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios, devido ao acúmulo de partículas de poluição na atmosfera.
Nos mapas de risco divulgados pelo órgão estadual, nesta terça a área em estado de emergência para queimadas está localizada no oeste do estado, na fronteira com Mato Grosso do Sul. No entanto, a partir de quinta (4) a área aumenta e abrange praticamente todas as regiões do centro, norte e oeste, enquanto o restante do estado fica em estado de alerta.
Os mapas elaborados pela Defesa Civil mostram os níveis de riscos de incêndios. Há quatro estágios destes avisos: amarelo (baixo); laranja (alto); vermelho (alerta); e roxo (emergência).
A umidade estará um pouco mais elevada no litoral paulista, onde a Defesa Civil mantém o alerta para a possibilidade de ocorrência de ventos fortes. O fenômeno está previsto para se estender até a manhã de quinta-feira, com rajadas de intensidade elevada, que podem causar transtornos à população.
Em relação à temperatura, a previsão para o interior será de valores na casa dos 30°C:
– Presidente Prudente (20°C a 34°C)
– Araçatuba (19°C a 34°C)
– Marília (17°C a 32°C)
– Bauru (17°C a 31°C)
– Araraquara (15°C a 31°C)
– São José do Rio Preto (18°C a 31°C)
– Barretos (17°C a 31°C)
– Franca (14°C a 28°C)
– Ribeirão Preto (16°C a 30°C).
– Campinas (15°C a 30°C)
– Itapeva (14°C a 30°C)
– Ubatuba (15°C a 30°C)
– Sorocaba (15°C a 29°C)
– São José dos Campos (12°C a 28°C)
– Santos (15°C a 28°C)
– Bertioga (13°C a 27°C)
RIO GRANDE DO SUL TEM ALERTA DE TEMPESTADE
O Inmet emitiu nesta terça um alerta laranja (de perigo) para tempestade em grande parte do Rio Grande do Sul até a meia-noite desta quarta. O órgão prevê chuva entre 30 e 60 mm/h ou ente 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60 e 100 km/h.
De acordo com a Climatempo, uma frente fria permanece posicionada no estado e segue favorecendo o fluxo de umidade oriundo do norte do país, mantendo a condição para chuva forte sobre a metade sul, entre o oeste, campanha, região central, sul e costa doce, áreas em que haverá risco para temporais acompanhados por raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo.
“Por conta da chuva dos últimos dias e também pela expectativa de volumes significativos, o risco para transtornos deverá permanecer elevado tanto para condições de fortes pancadas quanto para eventuais inundações, alagamentos ou deslizamentos. Entre a região metropolitana de Porto Alegre, Vales e Missões, também pode chover forte no decorrer das horas”, destaca a Climatempo.