SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – “Produzir te dá uma autonomia para falar dos assuntos que você quiser”, afirma a atriz Claudia Raia em um ensaio do espetáculo que está lançando, “Mães, o Musical”.
A peça chega aos palcos do Teatro das Artes nesta sexta (5) para tratar com humor e sensibilidade de situações relacionadas à maternidade -mais um tema que toca a vida pessoal da atriz, que é mãe de Enzo, Sophia e, mais recentemente, Luca. É outra parceria artística feita ao lado do marido, Jarbas Homem de Mello.
A atriz ainda está em cartaz com “Cenas da Menopausa”, peça na qual leva ao palco experiências que viveu durante a flutuação hormonal que começa no climatério, período que marca o fim da fase reprodutiva da mulher. Ela e Jarbas criaram o espetáculo juntos e interpretam diversos personagens na apresentação que segue em temporada no Teatro Claro Mais até 28 de setembro.
Com a estreia de “Mães, o Musical”, a atriz terá duas produções ao mesmo tempo sobre assuntos que fazem parte do momento que vive. “Eu não consigo produzir aquilo que não me toque. E claro que tem o meu lado empresária: a gente já sabe o que que funciona para o público.”
Ela acredita que a menopausa e a maternidade são temas próximos das pessoas mas que, há alguns anos, eram romantizados ou pouco abordados. Em ambos os espetáculos, os assuntos são trabalhados em situações do cotidiano das mulheres e retratados sem filtros.
Por isso, quando Claudia e Jarbas assistiram ao musical pela primeira vez em Buenos Aires, saíram do teatro convencidos de que precisavam trazer a peça ao Brasil. Isso aconteceu antes mesmo do casal ter Luca, em 2023, o caçula da família. “É um tema universal. Quem não é mãe, tem ou já teve uma”, diz Jarbas.
Desta vez o casal está apenas nos bastidores –ela, na produção, e ele, na direção.
Quem sobe ao palco em “Mães, o Musical” é o quarteto Jéssica Ellen, Helga Nemeczyk, Giovana Zotti e Maria Bia. Cada uma interpreta uma mãe com suas particularidades: uma está grávida do primeiro filho, enquanto outra acaba de se divorciar e tenta entender como dividir o tempo das crianças com o ex-marido. Há também a mãe viciada em trabalho e a que é dona de casa.
Elas se encontram para um chá de bebê da mãe de primeira viagem. Em cerca de 90 minutos, as quatro protagonistas compartilham desafios da maternidade, de dificuldades na amamentação a mudanças do corpo, passando pela privação de sono e pela dedicação integral que um filho demanda. Mas também dividem as alegrias que encontram no papel de mãe.
Cada situação contada na peça é embalada por uma canção, composições criadas para o original e traduzidas para idioma e realidade do Brasil por Anna Toledo.
Para Claudia, o gênero musical atrai o público pelo lado fantástico de cantar e dançar uma história. Com o toque de humor, a peça tem apelo pop. “Você chega com leveza no coração do público para falar de coisas sérias. É uma comediona, mas de repente está todo mundo aos prantos”, diz a produtora.
“Mães, o Musical” faz uma temporada curta em São Paulo, com sessões até o início de novembro. Depois segue para um mês de apresentações no Rio de Janeiro.
MÃES, O MUSICAL
Dir.: Jarbas Homem de Mello. Com: Jéssica Ellen, Helga Nemeczyk, Maria Bia e Giovana Zotti. 12 anos. Teatro das Artes – shopping Eldorado – av. Rebouças, 3.970, 3° piso, Pinheiros, região oeste. Estreia: sex. (5). Até 2/11. Sex. e sáb., às 20h. Dom., às 18h. Ingr.: a partir de R$ 50 em Eventim