(UOL/FOLHAPRESS) – O surfista John John Florence ficou fora do Circuito Mundial de Surfe nesta temporada para tirar um ano sabático ao lado da família. Coincidentemente, desde 2014, ele foi o único que conseguiu parar os brasileiros na competição.
11 ANOS, OITO TÍTULOS BRASILEIROS E TRÊS NORTE-AMERICANOS
Os atletas do Brasil se sobressaíram nas últimas 11 edições da competição, menos em três oportunidades: 2016, 2017 e 2024, vezes em que o estadunidense faturou os títulos.
Neste ano, Yago Dora aproveitou a ausência do algoz brasileiro e faturou o título pela primeira vez em sua história – o brasileiro se junta aos compatriotas Gabriel Medina, Filipe Toledo, Italo Ferreira e Mineirinho.
Florence anunciou no final de janeiro deste ano que faria uma pausa na carreira. O atleta confirmou que voltaria ao circuito profissional em 2026, mas que em 2025 “traçaria novos caminhos”.
Decidi focar no surfe de uma forma diferente este ano. Quero criar tempo para explorar, encontrar novas ondas e traçar novos caminhos. Pretendo competir a todo vapor por mais um título mundial em 2026, mas agora essa ideia de aventura e de levar meu surfe o mais longe possível com criatividade é realmente empolgante! O oceano é tão grande e há tantos tipos diferentes de ondas para explorar. Estou empolgado para filmar novos projetos e planejar compartilhar os lugares incríveis que conheceremos ao longo do caminho. John John Florence, em seu Instagram
O surfista, porém, não deixou de praticar. Ao longo de quase oito meses de férias, o havaiano publicou fotos e vídeos em passeios de barco, trilhas, praias e dentro do mar.
Estou descobrindo que há um pouco de tempo entre os dias de surfar e me esconder dos ventos fortes. Mas torna os dias em que podemos surfar muito melhores. E acabamos em lugares bem legais pelo caminho. John John Florence, em seu Instagram
Florence vai retornar às ondas em 2026, após ter recebido um dos dois convites distribuídos pela WSL – o outro ficou com Gabriel Medina, que perdeu essa temporada se recuperando de lesão, sofrida no início do ano.