SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – STF começa a julgar Bolsonaro e generais por trama golpista, PF acha minutas em apuração de venda de decisões no STJ e outras notícias para começar esta terça-feira (2).
POLÍTICA
STF começa julgamento sobre trama golpista que deve sacramentar destino de Bolsonaro. Decisão pode ser a primeira a condenar um ex-presidente e generais por tentativa de golpe de Estado.
PCC
PF investiga 6 padarias de SP suspeitas de relação com PCC; 2 estão em nome de moradoras de Sergipe. Autoridades apuram se estabelecimentos eram usados para ocultar bens. Proprietária tinha renda declarada abaixo de R$ 1.000 por mês.
STJ
PF encontra novas minutas de ministros do STJ em investigação sobre vendas de decisões. Texto de votos de quatro integrantes do tribunal são encontrados; magistrado diz que pediu apuração.
AMBIENTE
Obras da COP30 demolem casas, deslocam famílias e criam ruas fantasmas para passagem de canal. OUTRO LADO: Desapropriações na periferia de Belém são necessárias para macrodrenagem e serviços básicos, como ambulância e coleta de lixo, diz Governo do Pará.
INFRAESTRUTURA
Fantasma da Lava Jato e exigência de garantias afastam brasileiras de leilão do túnel Santos-Guarujá. Odebrecht e Andrade Gutierrez desistiram de disputar projeto. Espanhola Acciona e portuguesa Mota-Engil fizeram propostas.
ESTADOS UNIDOS
Em nova investida contra sistema eleitoral, Trump diz que exigirá identificação de eleitor para voto. Anúncio será a segunda tentativa do republicano de interferir nas eleições americanas, sob acusação sem provas de fraude. Decreto de março com pontos semelhantes já foi barrado pela Justiça.
UNINÃO EUROPEIA
UE fatia acordo com Mercosul e deve apresentá-lo nesta semana. Separação da parte comercial pode acelerar aprovação de tratado gestado há duas décadas. Acordo ganha relevância diante da guerra comercial instalada por Trump; contra a medida, França teme enxurrada de produtos sul-americanos.
REFUGIADOS
Dez anos após morte simbólica de menino sírio, crise dos refugiados se repete no Mediterrâneo. Imagem de Alan Kurdi, de 3 anos, expôs a crise dos refugiados em 2015 e o drama humanitário dos imigrantes. Uma década depois, endurecimento europeu e avanço populista mantêm migrantes em rotas mortais.
TELEVISÃO
William Bonner vai deixar o Jornal Nacional e César Tralli assumirá lugar na bancada. Âncora mais longevo do principal telejornal do país dá adeus após 29 anos e passa a apresentar o Globo Repórter às sextas.
SURFE
Yago Dora triunfa em Fiji e devolve título mundial de surfe ao Brasil. Curitibano derrota Griffin Colapinto na decisão e se torna o quinto atleta do país a conquistar o campeonato.