SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Esta terça-feira (2) deve ser mais um dia quente e seco na região metropolitana de São Paulo, com o predomínio de sol e poucas nuvens. Já na faixa litorânea, o cenário será de ventos fortes até, pelo menos, a manhã de quinta-feira (4).
De acordo com os dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as temperaturas devem sofrer leve elevação nesta terça, em comparação ao dia anterior. Nesta segunda (1º), o instituto registrou a mínima de 16,2°C e a máxima de 26,9°C na estação do Mirante de Santana, na zona norte da capital.
Nesta terça, a previsão indica mínima novamente de 16°C na madrugada e máxima que pode atingir os 28°C à tarde.
Em relação à umidade relativa do ar, o Inmet prevê que a taxa pode ficar na casa dos 30% nos horários mais quentes, o que provoca incômodo em crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios, devido ao acúmulo de partículas de poluição na atmosfera. Para a OMS (Organização Mundial da Saúde), umidade abaixo dos 60% já são prejudiciais à saúde humana.
Se na capital o clima deve ser clima e seco, no interior do estado a situação será ainda pior, segundo o Inmet. Nas áreas mais a noroeste, as taxas de umidade podem cair para baixo dos 20%, enquanto os termômetros devem marcar temperaturas superiores a 30°C. Isso gera preocupação com as queimadas, que se tornam frequentes nesta época do ano.
Temperaturas no interior: Presidente Prudente (19°C a 34°C), Marília (16°C a 32°C), Bauru (17°C a 31°C), Araraquara (16°C a 31°C), Araçatuba e São José do Rio Preto (19°C a 31°C), Franca (15°C a 27°C), Barretos (18°C a 31°C) e Ribeirão Preto (17°C a 30°C).
Nas regiões de Campinas e Sorocaba, os termômetros devem oscilar de 16°C a 30°C. E no Vale do Ribeira, Itapeva e Vale do Paraíba, as temperaturas variam de 12°C a 29°C.
A Baixada Santista deve registrar temperaturas variando de 16°C a 27°C e, no litoral norte, de 14°C a 28°C.
VENTANIA COLOCA O LITORAL PAULISTA EM ALERTA
A Defesa Civil do Estado emitiu nesta segunda um alerta para a possibilidade de ocorrência de ventos fortes em todo o litoral paulista. O fenômeno está previsto para ter início já na madrugada desta terça e deve se estender até a manhã de quinta-feira, com rajadas de intensidade elevada, que podem causar transtornos à população.
Essas condições meteorológicas indicam que o litoral estará sujeito a instabilidades atmosféricas que favorecem a intensificação dos ventos. O órgão estadual diz que esse cenário aumenta o risco de queda de árvores, galhos e postes, bem como de danos em coberturas frágeis e outras estruturas expostas. Além disso, a agitação marítima poderá ser intensificada, trazendo riscos para embarcações e atividades de pesca ou lazer no mar.
“Diante desse cenário, a Defesa Civil recomenda que a população evite a prática de esportes e atividades náuticas durante o período, recolha objetos soltos em áreas externas que possam ser arremessados pelo vento, redobre a atenção ao estacionar veículos próximos a árvores e mantenha distância de locais que possam apresentar risco de queda de estruturas. Motoristas também devem ter cautela redobrada em rodovias, especialmente ao trafegar por pontes e viadutos mais expostos”, destaca a Defesa Civil, em nota.