(FOLHAPRESS) – Dang Thai Son chegou timidamente ao palco. Sem exageros, o pianista brindou o público da Sala São Paulo com uma performance exuberante. O vietnamita, de larga experiência internacional, abriu neste domingo (31) a 4ª edição do Festival Chopin, que traz a São Paulo outros nomes notáveis do piano até 27 de setembro.
Na primeira parte do programa, o músico apresentou quatro composições de Claude Debussy. Com leveza envolvente, Son interpretou “Réverie”, obra do início da carreira do francês. Ainda soube conduzir o público ao universo onírico do compositor em “Images, Livro 1” e “Masques”.
O músico parecia se divertir na banqueta enquanto interpretava “Children’s Corner”, obra que Debussy criou em homenagem a Claude-Emma, sua filha. A imersão lúdica não impediu que o pianista mostrasse uma versão sofisticada dos seis movimentos da composição.
Com oito peças de Chopin, a segunda parte era a mais esperada. Seu cartão de visitas foi o “Noturno nº 21 em Dó Menor”, no qual exibiu um timbre belo e delicado. No famoso “Noturno nº 20 em Dó sustenido Menor”, trouxe sensibilidade e um canto primoroso aos fraseados criados pelo compositor polonês.
A clareza de sua técnica na “Barcarola op. 60” evidencia um pianista consciente de seu domínio sobre o instrumento. Nas quatro valsas executadas na sequência, pôde-se observar uma mão esquerda praticamente passeando pelas oitavas baixas do piano.
No final do programa, Son incendiou a plateia com sua interpretação do “Scherzo nº 2 em Si bemol op. 31”. Com ritmo e intensidade no conteúdo melódico, deixou claro que não é necessário exagerar nas marteladas durante as passagens mais dramáticas da música chopiniana.
No bis, encantou o público ao dizer, em português, que tocaria uma mazurca. Dang Thai Son ganhou destaque internacional ao ser o primeiro asiático a vencer o Concurso Chopin, em 1980. A prestigiosa disputa, que ocorre a cada cinco anos, teve na edição de 1965 nada menos do que Marta Argerich e Arthur Moreira Lima, primeiro e segundo colocados respectivamente.
Natural de Hanói, iniciou seus estudos de piano sob a orientação da própria mãe. Seu talento precoce chamou a atenção do pianista russo Isaac Katz, durante uma visita ao Vietnã, em 1974, que o convidou para estudar em Moscou.
O pianista, então, construiu uma sólida trajetória como concertista e acadêmico. Atualmente dá aulas em Boston, Ohio e Pequim.
O Festival Chopin é promovido pela Sociedade Chopin do Brasil com a Fundação Osesp. Mais quatro concertos estão programados, com jovens pianistas, entre eles Andrzej Wiercinsk, em 6 de setembro, JJ Jun Li Bui, dia 13, Ingrid Uemura, dia 20, e Kate Liu, dia 27, em São Paulo.
DANG THAI SON NO FESTIVAL CHOPIN
Avaliação Ótimo
Quando Festival segue até 27 de setembro, com apresentações semanais
Onde Estação Motiva Cultural – Praça Júlio Prestes, 16 – Campos Elíseos, São Paulo – SP, 01218-020
Telefone (11) 3367-9500
Preço R$ 60 a R$ 180
Classificação Livre
Link https://osesp.art.br/osesp/pt/concertos-ingressos
Convidados Andrzej Wiercińsk (6.set), JJ Jun Li Bui (13.set), Ingrid Uemura e Rafael Cesário (20.set) e Kate Liu (27.set)