SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Afeganistão tem terremoto com 800 mortos e milhares de feridos, Julgamento de Bolsonaro no STF projeta embate sobre delação, Lula lidera índice de desempenho digital pela primeira vez e outras notícias para começar esta segunda-feira (1º).

MUNDO

Terremoto deixa ao menos 800 mortos e milhares de feridos no Afeganistão. Socorristas vasculham escombros para procurar sobreviventes; desastre é um dos piores do país.

STF

Julgamento de Bolsonaro no STF projeta embate sobre delação, penas e sobreposição de crimes. Ex-presidente é acusado de cinco crimes, e controvérsia jurídica tem três focos principais.

POLÍTICA

Bolsonaristas fazem carreata até condomínio de ex-presidente às vésperas de julgamento. Apoidores da região central de Brasília e foram até próximo à casa onde ele cumpre prisão domiciliar.

GOVERNO LULA

Gasto eleitoral eleva bem-estar e reduz pobreza, mas ficou insustentável. Desigualdade gerou ao longo dos anos incentivos para candidatos aumentarem despesas. Funcionamento da máquina pública está comprometido por falta de investimentos e pessoal.

GOVERNO LULA

Governo dos EUA tem postura errática e sem precedentes, afirma Haddad. Ministro diz ser difícil prever comportamento americano porque tudo ‘sai apenas de uma cabeça’. Ele estima que quantia movimentada por crime organizado pode ter chegado a centenas de bilhões.

SAÚDE

Jovens de 15 a 29 anos são os que mais usam máquinas de PrEP, de prevenção ao HIV, no metrô de São Paulo. Com funcionamento semelhante ao de máquinas de refrigerante, ferramenta distribuiu quase 5.000 frascos de comprimidos de prevenção em um ano de operação.

COTIDIANO

Ex-piloto de Fórmula 1 Tarso Marques é preso em São Paulo por receptação de veículo de luxo. OUTRO LADO: em vídeo, ele diz que carro não é dele e que não sabia que estava sem placa.

FILMES

Festival de Veneza vê Jude Law como presidente da Rússia em novo filme. Longa de Olivier Assayas disputa o Leão de Ouro em dia em que nova produção do americano Jim Jarmusch tambem é exibida.

BANCO DO BRASIL

BB paga maior bônus a funcionários de estatais, com PLR de até R$ 373 mil. Seis companhias do governo federal repassaram mais de R$ 100 mil a empregados. Valores chamam a atenção porque algumas empresas operam com dinheiro ou ativos que são públicos.

GUERRA NO ORIENTE MÉDIO

Flotilha com dezenas de barcos humanitários parte de Barcelona rumo a Gaza. Grupo de ativistas pretende reunir 80 embarcações com delegações de 44 países, incluindo Greta Thunberg e o brasileiro Thiago Ávila.