SANTOS, SP (FOLHAPRESS) – O dia 31 de julho de 2025 ficará marcado na memória do meio-campista brasileiro Lucas Paquetá, do West Ham. Inocentado nessa data das investigações que o apontavam como suspeito de participação em esquema de manipulação de partidas do Campeonato Inglês para favorecer apostadores, o jogador se viu livre de um peso.
Anunciado nesta semana por Carlo Ancelotti como um dos chamados para as partidas do Brasil contra Chile e Bolívia, nos dias 4 e 9 de setembro, respectivamente, nas rodadas que encerram a participação as Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, Paquetá agora quer recomeçar.
“Foi um peso enorme tirado das costas dele. Ele provou isso com um gol brilhante marcado contra o Chelsea” disse o jornalista inglês James Sharpe, responsável pela cobertura do dia a dia do West Ham para o Daily Mail Sports, referindo-se a um belo chute de fora da área na segunda rodada do Inglês. “Ainda não está em sua melhor forma, mas joga como um homem livre agora.”
Paquetá, que completou 28 anos nesta semana, ficou quase dez meses afastado da seleção a convocação anterior havia sido em novembro do ano passado, para as partidas contra Venezuela e Uruguai e viveu um período difícil nos últimos dois anos, tempo que durou a investigação conduzida pela FA (Football Association, a federação inglesa de futebol).
Em maio deste ano, pouco antes do veredicto sobre o caso, a mulher do jogador, a influencer Duda Founier, utilizou as redes sociais para desabafar publicamente. Disse que ela e o marido viviam um pesadelo e pediu respeito: “As pessoas são más e injustas, não sabem nada”. Pouco depois, os dois publicaram uma foto em um culto religioso.
“Não posso dizer mais nada agora, mas também não consigo expressar quanto sou grato a Deus e quanto estou ansioso para voltar a jogar futebol com um sorriso no rosto”, disse o jogador, pouco antes da divulgação do resultado do julgamento.
Paquetá foi acusado em agosto de 2023 de ter forçado o recebimento de cartões amarelos em quatro partidas válidas pelo Campeonato Inglês durante a temporada 2022/23. A atitude teria como motivação beneficiar apostadores.
A informação fez com que o Manchester City desistisse de sua contratação já estava bem perto um acordo de 70 milhões de libras (R$ 437 milhões na cotação da época). A denúncia acabou sendo formalizada pela FA em maio de 2024.
“Toda a sua temporada passada foi afetada, até mesmo quando voltou a ter um lugar no time titular, em janeiro de 2025. [O técnico David] Moyes estava prestes a assinar um novo contrato com o clube, mas isso não aconteceu, e parece que seu desempenho piorou”, disse o jornalista Gary Jacob, do The Times.
Moyes, atualmente no Everton, era um escudo. Entusiasta pessoal de Paquetá, fazia constantes elogios públicos ao camisa 10. Posteriormente, ainda o ajudou como uma das testemunhas no processo.
Na temporada passada, Paquetá fez seu menor número de jogos e de gols em todas as temporadas disputadas pelo West Ham 36 e cinco, além de não ter contribuído com nenhuma assistência. Passou a maior parte do segundo semestre de 2024 sendo substituído e até como reserva, tendo voltado aos 11 titulares mais frequentes somente em janeiro.
Agora, livre das acusações, o brasileiro marcou dois gols nas três partidas iniciais da temporada 2025/26. Eles não foram, porém, suficientes para a equipe, que perdeu seus dois compromissos no Campeonato Inglês (Sunderland e Chelsea) e foi superada também na Copa da Liga Inglesa (Wolverhampton).
“Paquetá ainda não vive seu melhor momento, e há ainda dúvidas se voltará ao seu melhor nível, mas o gol contra o Chelsea foi um sinal de sua qualidade inesgotável. Não ajudam as dificuldades vividas pelo West Ham”, disse Nizaar Kinsella, jornalista da BBC.
O jogador, segundo informações da rádio talkSports, virou alvo do Tottenham, que tenta lidar com a perda do meio-campista inglês James Maddison, afastado por grave lesão ligamentar no joelho direito. O clube londrino também perdeu a disputa por Eberechi Eze, contratado pelo arquirrival Arsenal.
Outras possibilidades, de acordo com o The Guardian, são o Crystal Palace e novamente o Manchester City.
“É possível, mas seria muito difícil no momento porque a janela de transferências está em estágio final, e as movimentações, mais restritas”, afirmou Gary Jacob. “Os torcedores do West Ham se revoltariam se vendessem Paquetá ao Tottenham”, acrescentou.
Paquetá defenderá o West Ham neste domingo (31), contra o Nottingham Forest, pelo Inglês, e na sequência viajará ao Brasil para se apresentar a Carlo Ancelotti. Voltar a vestir a camisa da seleção será um passo importante após um período difícil. E o retorno se dá a tempo de buscar uma vaga na Copa do Mundo.
“É uma honra estar de volta”, afirmou.