SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Setembro começa com uma série de exposições em São Paulo que dialogam com diferentes linguagens, contextos históricos e visões de mundo. O público encontra propostas que trabalham experimentações contemporâneas em cor, matéria e tecnologia, além de reflexões políticas, poéticas e ambientais.

Entre os destaques, está a mostra de Ailton Krenak no Itaú Cultural. Veja a agenda completa a seguir.

*

14ª Mostra 3M de Arte

Reúne trabalhos que exploram a fusão entre natureza e tecnologia. A mostra propõe um percurso onde corpo, matéria e ambiente se transformam em organizações híbridas e instáveis. Há esculturas em aço inox, instalações de luz, obras têxteis e estruturas diversas.

Pça. da Luz, s/n, Bom Retiro, região central. Até 26/10. Ter. a dom., das 6h às 18h. Grátis

Beatriz González: a imagem em trânsito

Reúne mais de 100 obras da artista colombiana, entre serigrafias, pinturas, mobiliários e instalações, explorando releituras de clássicos europeus e críticas políticas. Estão presentes trabalhos emblemáticos como a cortina serigrafada “Decoración de interiores” (1981), a pintura “Los Suicidas del Sisga” (1965) e a série “Pictografias particulares” (2014), feita com placas de trânsito. Sua única exposição no país aconteceu em 1971, na 11ª Bienal de São Paulo.

Pina Luz – pça. da Luz, 2, Bom Retiro, região central. Estreia: 30/8. Até 1º/2/26. Qua. a seg., das 10h às 18h. Ingr.: R$ 30 (inteira)

Ocupação Ailton Krenak

A primeira mostra dedicada a uma personalidade indígena exibe mais de 90 peças, entre fotos, vídeos —alguns históricos, outros com depoimentos —, recortes de jornais, livros publicados, além dos desenhos, pinturas, poemas clássicos e haicais, que revelam a dimensão múltipla da obra de Ailton. O visitante passa pelo território do povo Krenak, pelo Rio Doce e pela trajetória do escritor, pensador e ativista.

Itaú Cultural- av. Paulista, 149, Bela Vista, região central. Estreia: 4/9. Até 23/11. Ter. a sáb., das 11h às 20h. Dom. e feriados, das 11h às 19h. Grátis

Ocupação Paulo Herkenhoff

Tem cerca de 340 peças que percorrem a trajetória de um dos principais curadores de arte do Brasil em três eixos —Publicações, Exposições e Coleções— com destaque para os cadernos de anotações, usados como ferramenta de pesquisa e reflexão. Apresenta ainda registros de sua atuação em instituições brasileiras e internacionais, depoimentos de artistas e a diversidade de coleções que ajudou a formar.

Itaú Cultural- av. Paulista, 149, Bela Vista, região central. Estreia: 30/8. Até 23/11. Ter. a sáb., das 11h às 20h. Dom. e feriados, das 11h às 19h. Grátis

Temporã

A artista Juliana dos Santos apresenta pinturas feitas com pigmentos naturais como azul de clitória, catuaba e pau-brasil. As obras exploram a cor em processo de transformação, sujeita ao tempo e à oxidação, criando superfícies que mudam diante do olhar do público e instauram uma experiência sensorial de impermanência. A artista também participa desta edição Bienal de São Paulo.

Pina Contemporânea- av. Tiradentes, 273, Luz, região central. Até 8/2/26. Qua. a seg., das 10h às 18h. Ingr.: R$ 30 (inteira). Grátis aos sábados