SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Praça Charles Miller se transforma em um ponto de encontro de culturas neste sábado (30) e domingo (31) com o Festival Comidas e Músicas do Mundo. O evento gratuito reúne 300 pratos típicos de 50 países, das 11h às 21h.

A proposta é oferecer uma volta ao mundo sem sair de São Paulo, com a praça organizada em seis áreas temáticas: América do Sul, América do Norte, América Central, Europa, Ásia e África. Cada espaço abriga estandes de gastronomia e cultura.

Os pratos custam entre R$ 14 e R$ 100, com opções para compartilhar em até 3 pessoas.

Entre os destaques, estão quitutes pouco conhecidos no Brasil, como o jerk chicken da Jamaica, feito com frango marinado e assado; o kabuli pulao do Afeganistão, com arroz, carne, vegetais e especiarias; e o fufu de Angola, um angu de mandioca ou inhame servido com ensopado.

A cozinha marroquina aparece com o tagine, um guisado de carne e legumes. Do Oriente Médio, o público encontrará falafel, kebab e esfiha.

Outros pratos incluem o momo do Nepal, um bolinho recheado e cozido no vapor; o crepe do Sri Lanka, feito com farinha de arroz e leite de coco -chamado appam-; além do pad thai da Tailândia, uma iguaria que leva macarrão de arroz refogado com legumes.

Outros mais conhecidos, como hambúrguer e poke também aparecem no cardápio da festa. Além da comida, há apresentações musicais e espaço pet friendly.