SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Ao menos 13 brasileiros vão participar de uma nova flotilha com dezenas de barcos que sairão neste domingo (31) de Barcelona em direção a Gaza, para tentar furar o bloqueio israelense. Segundo os organizadores, as embarcações levarão ajuda humanitária.

Thiago Ávila, detido por Israel na empreitada anterior do grupo em maio, estará novamente entre os tripulantes. Nascido em Brasília em 1986, ele se apresenta como ativista por justiça climática e é cofundador do movimento Bem Viver no Brasil, inspirado em filosofias indígenas andinas.

O perfil do grupo de brasileiros é diverso. Um deles é a vereadora Mariana Conti (PSOL), de Campinas, assim como a presidente do partido no Rio Grande do Sul, Gabrielle Tolotti. Também há o médico Mohamad El Kadri, coordenador do Fórum Latino Palestino e apontado por entidades judaicas como apoiador do Hamas —em uma foto publicada em sua conta no Instagram, em 2021, ele aparece segurando uma bandeira das Brigadas Al-Qassam, braço armado do grupo terrorista.

A lista inclui ainda outros militantes pró-Palestina e sindicalistas como Magno de Carvalho Costa, histórico dirigente do Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da USP).

Os organizadores da flotilha afirmam que a ação reunirá participantes de 44 países diferentes, incluindo políticos europeus. A ativista Greta Thunberg, que também participou da missão anterior com Ávila, também estará entre os participantes.

Os barcos zarpam de Barcelona e vão passar por mais outros três portos no mar Mediterrâneo, mas sem paradas previstas. A ideia é que, em cada um desses pontos, mais embarcações se juntem à flotilha.

Veja, abaixo, a lista dos brasileiros divulgada pela organização. A descrição de cada participante também foi enviada pelos organizadores.

*

Thiago Ávila

“Internacionalista, socioambientalista, militante experiente. Organizador internacional da flotilha e de missões anteriores no Mediterrâneo, como a do navio Madleen.”

Bruno Gilga Rocha

“Trabalhador da Universidade de São Paulo e atuante no Sindicato dos Trabalhadores da USP. Como ativista internacionalista e da causa palestina, esteve na Marcha Global para Gaza, no Egito, e agora integra a coordenação brasileira da Global Sumud Flotilla. Porta-voz oficial da delegação”

Lucas Farias Gusmão

“Ativista, internacionalista e filho da Bahia. Tem como preocupação central o futuro do planeta e da humanidade diante da máquina capitalista e imperialista que tudo devora.”

João Aguiar

“Ativista do Movimento Global para Gaza e do Núcleo Palestina do PT/SP. Atuou em unidades públicas de assistência social no Nordeste brasileiro, promovendo justiça social por meio da culinária, alimentação e agricultura familiar. Hoje integra a coordenação da delegação brasileira da flotilha.”

Mohamad El Kadri

“Coordenador do Fórum Latino Palestino. Médico e ativista. Representa a voz da diáspora árabe no Brasil e sua conexão histórica com a causa palestina.”

Mariana Conti

Vereadora em Campinas (PSOL). Feminista, reconhecida pela defesa de direitos humanos, da educação pública e do ecossocialismo.

Gabrielle Tolotti

“Presidente do PSOL-RS. Atua em movimentos sociais e de solidariedade internacional.”

Ariadne Telles

“Advogada popular e militante pelo Movimento Bem Viver. Atua na luta pela terra na Amazônia, com experiência em ações diretas e uma trajetória de resistência em defesa de territórios e comunidades.”

Lisiane Proença

“Comunicadora popular, viajante e agitadora cultural. Há uma década na estrada, conecta lutas socioambientais, territórios e comunidades no Brasil e na América Latina profunda, registrando e amplificando vozes que resistem.”

Carina Faggiani

“Professora de Educação Física e doutora em Ciências pela UNIFESP. Integra o Movimento de Lutas de Classes (MLC) e a Unidade Popular (UP), empenhando-se por uma sociedade mais equitativa, inclusiva e anticapitalista.”

Magno Carvalho Costa

“Militante do Sindicato dos Trabalhadores da USP e da CSP-Conlutas. Veterano de iniciativas de solidariedade internacional ao povo palestino.”

Victor Nascimento Peixoto

“Professor pesquisador da história islâmica. Ativista e comunicador popular.”

Giovanna Vial

“Jornalista e ativista, advogada, mestra em Direitos humanos.”