MACEIÓ, AL (FOLHAPRESS) – O influenciador Hytalo Santos e o marido, Israel Nata Vicente, estão em um pavilhão com quatro outros detentos na Penitenciária Desembargador Flóscolo da Nóbrega, conhecida como Presídio do Roger, em João Pessoa. Eles foram transferidos de São Paulo nesta quinta-feira (28). Os dois estão presos preventivamente desde o dia 15 de agosto.

À Folha de S.Paulo o diretor da unidade prisional, Edmilson Alves, explicou que o casal está em um período de “reconhecimento”, que dura cinco dias. Nele, não é possível a visita de familiares, somente de advogados, e também não há banho de sol.

Eles foram alocados em um pavilhão exclusivo para a população LGBTQIA+, que já tinha outros quatro detentos. Lá, não há cela individual. O espaço tem cerca de 45 m², possui camas, colchões e banheiro. O ambiente foi descrito por Alves como “de convivência estável”.

“Não tivemos nenhuma intercorrência de ontem para hoje. Tomaram café da manhã normal. Passaram agora há pouco no corredor da saúde. Passaram pela equipe médica, psicóloga, assistente social. E aí eles forneceram um número de alguém, acredito que uma assessora, para a assistente social. Já estão de volta ao pavilhão”, disse o diretor.

Na noite de quinta-feira, após chegarem da capital paulista, o casal passou por uma entrevista inicial, foi inserido no sistema Infopen (Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias), fotografado e teve as roupas recolhidas, sendo substituídas pelo uniforme branco que é padrão do sistema penitenciário paraibano.

Por conta do horário, fizeram um lanche, com dois pães de carne servidos pelo presídio. Também participaram de uma reunião com a direção e chefia de disciplina, onde lhes foram apresentados direitos e deveres, além de orientações sobre condutas dentro da unidade, como a forma de se dirigir aos policiais penais e procedimentos em deslocamentos internos.

“Esse período agora é de adaptação para eles se ambientarem, e um período de observação nossa. A família pode, a partir de hoje, fazer o cadastro de visita, trazendo todas as documentações. Mas a visita, eles só passam a ser aptos a partir dos cinco dias”, acrescentou Alves.

No total, o presídio possui oito pavilhões. Segundo informações da Seap (Secretaria de Administração Presidiária) da Paraíba, a unidade prisional, atualmente, está com superlotação. Lá, há uma capacidade máxima de 700 detentos e, no momento, há 890 presidiários.

As prisões de Hytalo e do marido foram decretadas pelo juiz Antônio Rudimacy Firmino de Sousa, da 2ª Vara de Bayeux. O casal havia sido detido em 15 de agosto, em Carapicuíba (SP), após denúncias de exploração de menores em conteúdos para redes sociais, feitas pelo youtuber Felca.

A questão ganhou destaque em 6 de agosto após a publicação do vídeo. A gravação cita diversos casos em que crianças têm sua imagem explorada, tanto por pais quanto por outros adultos, que lucram com os vídeos publicados.

Hytalo é um dos citados por Felca e, em alguns trechos, crianças e adolescentes aparecem em contextos sexualizados ou frequentando ambientes com adultos, como baladas, o que é chamado de “adultização”. Ele e o marido negam as acusações.