SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Casa de Cultura do Parque, em frente ao parque Villa-Lobos, em São Paulo, realiza entre 30 de agosto e 25 de outubro a 4ª edição do Prosa do Vestibular, série de encontros presenciais e gratuitos dedicados às leituras obrigatórias da Fuvest 2026.
Ao longo de nove sábados, sempre das 10h às 12h, um time de professoras, pesquisadoras e escritoras conduzirá debates sobre cada uma das obras que compõem a lista do vestibular, formada exclusivamente por autoras mulheres, de diferentes épocas e países de língua portuguesa.
A programação vai de textos clássicos, como Opúsculo Humanitário (1853), de Nísia Floresta, e Caminho de Pedras (1937), de Rachel de Queiroz, a títulos recentes, como Canção para Ninar Menino Grande (2018), de Conceição Evaristo, e A Visão das Plantas (2019), de Djaimilia Pereira de Almeida.
O time de professoras convidadas reúne pesquisadoras acadêmicas, escritoras e ativistas culturais, como Amara Moira, doutora em teoria literária pela Unicamp e coordenadora do Museu da Diversidade Sexual; Elizandra Souza, poeta e integrante do Sarau das Pretas; e Luana Chnaiderman, finalista do Prêmio Jabuti em 2019.
Os estudantes que não puderem comparecer terão acesso às gravações dos encontros, que serão disponibilizadas nas redes sociais da instituição.
Além do público em geral, escolas e cursinhos comunitários terão transporte gratuito até o espaço cultural, que fica em frente ao Parque Villa-Lobos, no Alto de Pinheiros. Antes das aulas, será servido um lanche.
Esta edição da Fuvest será a primeira a cobrar uma lista de leituras obrigatórias composta apenas por mulheres. A mudança, que vale para os vestibulares de 2026 a 2028, tem levado escolas e cursinhos a reformular estratégias de estudo, já que muitas obras aparecem pela primeira vez na prova e contam com menos materiais de apoio disponíveis.
PROGRAMAÇÃO DO PROSA DO VESTIBULAR
– 30/8 Memórias de Martha, com Maria Celeste de Souza
– 6/9 A visão das plantas, com Mariana Angi Roche
– 13/9 As Meninas, com Amara Moira
– 20/9 Canção para ninar menino grande, com Elizandra Souza
– 27/9 Caminho de Pedras, com Senhorita Bira
– 4/10 O Cristo Cigano, com Luana Chnaiderman de Almeida
– 11/10 Balada de Amor ao Vento, com Lígia Menna
– 12/10 Nebulosas, com Fátima Ghazzaoui
– 25/10 Opúsculo Humanitário, com Paloma Oliveira
PROSA DO VESTIBULAR 4ª EDIÇÃO
– De 30 de agosto a 25 de outubro de 2025, sábados, das 10h às 12h
– Casa de Cultura do Parque Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1300, Alto de Pinheiros, São Paulo
– (11) 3811-9264
– Funcionamento: quarta a domingo, das 11h às 18h
– Programação completa e transmissões: redes sociais da Casa de Cultura do Parque