BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente Lula (PT) recebeu nesta quinta-feira (28), no Palácio do Planalto, a equipe do Brasil que levou duas medalhas no Mundial de ginástica rítmica. No encontro, afirmou ter enviado à Casa Civil um projeto de lei de incentivo ao futebol feminino.
Ao lado do ministro dos Esportes, André Fufuca, o presidente disse que também que deve se encontrar com jogadoras de futebol. Ele planeja uma recepção para elas e para representantes de entidades voltadas ao esporte no país.
Lula defendeu o Bolsa Atleta, auxílio oferecido para a categoria, e disse que cabe ao governo dar condições para que os atletas brasileiros compitam com outras nações.
“Essa é uma decisão de governo. A gente vai ajudar quem precisa de ajuda. Depois que o cara vira famoso, aí ninguém precisa mais ajudar, ninguém. Aí vai ter o Bradesco que quer financiar, não vai ser mais na Caixa, vai ter Itaú que vai financiar, vai ter um monte de gente. Mas, enquanto não estiver famosa, nós vamos financiar para que vocês têm o direito de ficar famosas”, afirmou.
O presidente voltou a falar na criação da Universidade do Esporte. Ele já havia mencionado essa intenção em maio, em lançamento de programa da Caixa de patrocínio ao esporte.
“A ideia inicial era criar uma faculdade de futebol, e eu achei que era melhor a gente avançar para uma coisa mais geral, porque a questão do esporte é megadiversa. Agora que estou um pouco mais idoso, eu virei fã do surfe, eu virei fã do skate… Sinceramente, acho extraordinário esse povo dando trombada nas calçadas no skate. E esses caras que sobem morro e que se machucam, esses caras que voam de paraquedas, que parece que estão flutuando no ar”, disse.
As atletas que participaram do encontro desta quinta foram as ginastas que levaram a medalha de prata no último domingo (24) na série mista do Campeonato Mundial de ginástica rítmica, disputado pela primeira vez na América do Sul, no Rio de Janeiro.
O grupo é formado por Maria Eduarda Arakaki, Maria Paula Caminha, Mariana Gonçalves, Sofia Pereira e Nicole Pircio.
A medalha reforçou a melhor campanha do país na competição. Na final do conjunto geral, disputada no sábado (23), o Brasil já havia conquistado uma prata, a primeira medalha da história do conjunto do país em Mundiais, o campeonato mais importante da modalidade depois dos Jogos Olímpicos.