SÃO ROQUE, SP (FOLHAPRESS) – Foram mais de 70 anos dedicados à fabricação de vinhos de mesa a partir do cultivo de uvas americanas até São Roque, no interior de São Paulo, produzir a primeira safra de rótulos de vinho fino, com variedades europeias, em 2014.

“Uma estiagem fora do previsto fez vingar a primeira safra com uvas europeias”, diz Claudio Góes, diretor da vinícola que leva o sobrenome da família e funciona ali desde 1938.

A partir disso, os vinhedos que só recebiam visitantes no verão, atraídos pela pisa das uvas e pelas garrafas de vinhos adocicados e mais acessíveis, tornaram-se destino concorrido durante o inverno, quando campos são tomados por variedades como cabernet franc.

Todo inverno, durante dois finais de semana, a vinícola vende 100% dos convites para a experiência Colheita ao Luar (R$ 790). O evento inclui passeio noturno no vinhedo para colher os cachos e jantar harmonizado com os vinhos locais. Após encher as cestas com cachos de uvas, visitantes vão para um salão entre tonéis de vinhos onde é servido o jantar com entrada, prato principal e sobremesa.

A recepção é feita com antepastos e degustação de espumantes. Uma sommelière acompanha a refeição e inicia interessados em técnicas de degustação de vinho. O passeio termina com luau à beira da fogueira e música ao vivo. Vinho e água são servidos à vontade.

Além da experiência de inverno, que aconteceu entre o fim de julho e começo de agosto, a Góes tem outros passeios. O tour comum (R$ 90), de uma hora, passa pelos vinhedos e áreas de produção. Inclui uma taça de moscatel ou suco de uva.

Em São Roque, a vinícola Góes faz parte de um roteiro de enoturismo que reúne mais de 30 propriedades. Produtores de vinho de mesa, famoso na região, vêm contestando a ideia de que só uvas europeias (como cabernet sauvignon) são próprias para a produção. Apesar da produção premium, o vinho de mesa também vem ganhando espaço em restaurantes e wine-bares e perdendo a pecha de produto inferior.

VINÍCOLA GÓES

Estrada do Vinho 9.111, Km 09, São Roque. Tel. (11) 99787-0588

Diariamente, das 9h às 18h. @vinicolagoes