SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A partir desta quinta-feira (28), a estação Palmeiras-Barra Funda é o novo terminal das linhas 7-rubi e 10-turquesa dos trens metropolitanos.
Com isso, o Serviço 710 da CPTM (Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos) foi encerrado. Ele unia os ramais em viagens diretas, conectando as cidades de Jundiaí e Rio Grande da Serra e passando pela estação da Luz.
Desta manhã em diante, os passageiros nas linhas devem desembarcar na estação Palmeiras-Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, e fazer transferência pelas plataformas 5 e 6 caso desejem seguir viagem.
A estação Palmeiras-Barra Funda já era o terminal das linhas 8-diamante e 11-coral dos trens, além da linha 3-vermelha do metrô. Ela também se conecta com terminais de ônibus interestadual e municipal, e tem em seu entorno universidades, casas de shows e equipamentos culturais. De lá, ainda sai o trem expresso até o aeroporto de Guarulhos.
Segundo a CPTM, transformar a Barra Funda no novo hub central do transporte sobre trilhos faz parte dos esforços para “melhorar a fluidez da operação e oferecer mais agilidade e conforto aos passageiros”.
A companhia diz que os usuários receberão orientação por avisos sonoros em todos os trens e todas as estações sobre as novidades, “e os colaboradores da estação Palmeiras Barra-Funda estão preparados para auxiliar”.
Na manhã da última segunda-feira (25), porém, quando teve início a operação assistida da linha 11-coral, que passou a fazer final na Barra Funda, os usuários encheram as redes sociais de críticas à mudança, citando a superlotação das plataformas e dos acessos, devido ao aumento do número de passageiros.
O Sindicato dos Metroviários, por exemplo, postou um vídeo de passageiros pulando na linha para mudar de plataforma e um texto indagando como será nesta quinta, quando o serviço 710 será descontinuado.