Engenheiro dá dicas valiosas que podem não só garantir o sucesso e segurança da sua obra, bem como gerar economia que pode chegar a 30% do custo da execução da obra
Da redação
De acordo com dados de pesquisa realizada pelo Instituto DataFolha com exclusividade para o Conselho Federal de Arquitetura e Urbanismo (CAU Brasil), dos 50 milhões de brasileiros que já fizeram obras de reformas ou construção, 82% não contrataram serviços de profissionais tecnicamente habilitados, arquitetos ou engenheiros. Segundo o CAU, as opções mais usadas por quem constrói ou reforma são a autoconstrução e a contratação de mestres de obras e pedreiros por conta própria.
Sem a consultoria profissional, não raro, quem conduz a autoconstrução não faz o devido planejamento da obra, que envolve o cronograma, orçamento e a compra de materiais. O alerta é feito pelo engenheiro civil da rede de lojas de materiais de construção Irmãos Soares, Lucas Antonelle.
De acordo com o especialista uma dúvida que surge bastante e que pode ser decisiva na hora de economizar ou gastar mais, é sobre qual a melhor opção: financiar toda a compra de materiais de uma só vez, parcelar e contratar a mão de obra de uma vez, na modalidade empreitada, ou fazer a obra por etapas, comprando os materiais por parte, na medida em que forem necessários.
Lucas Antonelle orienta que a melhor opção é financiar a compra dos materiais de construção da casa própria de uma só vez. Isso porque, a obra em etapas normalmente envolve retrabalho, o orçamento da mão de obra fica maior do que em uma contratação de todo o pacote. Além disso, muitas vezes envolve retrabalho e custos repetidos em algumas etapas.
“Por exemplo, uma família que vai aumentando o número de quartos aos poucos. Quando for construir o novo cômodo, vai ter de pintar o corredor novamente, porque não dá para pintar só a continuidade do corredor. A caçamba de entulho, que na primeira obra foi utilizada somente até a metade, terá de ser contratada novamente. Se tudo tivesse sido feito de uma vez só, estes gastos seriam otimizados”, exemplifica.
Em relação à mão de obra, a contratação por meio de empreitada é uma das melhores opções para quem deseja construir com planejamento e controle de custos, afirma o engenheiro civil Lucas Antonelle. Segundo ele, na contratação de mão de obra por empreitada, comparando com a contratação por diárias é possível ter uma economia entre 20% a 30% do custo total da parte de execução.
“Esse modelo estabelece uma relação direta entre o que o prestador deve entregar e o valor que irá receber, evitando surpresas no orçamento e garantindo maior previsibilidade no andamento da obra. Além disso, a empreitada estimula a produtividade, já que o profissional tem clareza sobre prazos, metas e responsabilidades, reduzindo riscos de atrasos e de custos adicionais por horas extras ou baixa eficiência”, esclarece o especialista.
Para Lucas, é melhor estudar um parcelamentos de longo prazo que tornam as parcelas mais acessíveis e permitem organizar melhor o orçamento familiar. Além disso, “ter o valor financiado em mãos também dá ao consumidor um poder de negociação muito maior: ao comprar materiais de construção à vista, é possível conquistar descontos expressivos e condições mais vantajosas, reduzindo significativamente o custo final da obra”, destaca ele.
Outra dica do engenheiro para quem optar por comprar os materiais de uma vez, para evitar gastos extras com contêineres de armazenamento, é negociar com os fornecedores a entrega dos materiais conforme a evolução da construção. Assim, reduz-se o desperdício e otimiza-se o investimento. “Porém, é fundamental manter o planejamento sempre à frente da obra, garantindo que nenhum material falte e que os prestadores de serviço não fiquem ociosos por atrasos no fornecimento”, ressalta.
Uma oportunidade lembrada por Lucas para quem vai construir nos próximos dias ou semanas é aproveitar a Construshow 2025, que acontece em todas as lojas da Irmãos Soares de Goiás e Minas Gerais, até o dia 31 de agosto. Durante a campanha, a empresa está oferecendo descontos em diversos insumos, além de ter ampliado o parcelamento em até 18 vezes. Neste sábado, 30 de agosto, as lojas da rede funcionarão até as 16h, com café da manhã para os consumidores.