SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Dois gols (um deles, um voleio digno de pintura), uma assistência e um início perfeito com o Tottenham na Premier League, com direito até mesmo a uma vitória fora de casa sobre o todo poderoso Manchester City.

Convocado por Carlo Ancelotti para as partidas contra Chile e Bolívia, que encerram a participação da seleção brasileira nas eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo-2026, Richarlison tem sido o “cara” deste início de Campeonato Inglês.

Tanto o “Sofascore” quanto o “WhoScored?”, principais plataformas que medem o desempenho dos jogadores a partir da sua produtividade em campo, apontam o camisa 9 como o principal destaque das duas rodadas inaugurais da liga nacional mais badalada do planeta.

Na avaliação do “Sofascore”, as atuações de Richarlison no 3 a 0 sobre o Burney e no 2 a 0 sobre o City mereceram uma nota média de 8,40, bem melhor que os 8,05 do holandês Cody Gakpo, do Liverpool, segundo colocado no ranking.

Já no “WhoScored?”, a diferença entre os dois melhores jogadores do Inglês é menor, mas o brasileiro também aparece na frente. Ele está com 8,26, contra 8,06 de Dango Outtara, do Brentford.

Richarlison divide a artilharia da Premier League com outros sete jogadores, entre eles Erling Haaland (City) e Viktor Gyökeres (Arsenal). Também aparece no topo do ranking dos atletas que mais participaram diretamente de jogadas que terminaram com a bola nas redes: três.

VOLTA POR CIMA

O sucesso do brasileiro neste início de temporada é uma espécie de volta por cima do atacante, que passou boa parte de 2024/25 revezando-se entre o departamento médico e o banco de reservas.

Prova disso é que, em toda a temporada passada, o camisa 9 marcou apenas cinco vezes pelo Tottenham. Ele chegou a passar três meses sem balançar as redes, entre outubro e janeiro.

Mesmo que não estivesse no seu melhor momento, Richarlison ganhou um voto de confiança de Ancelotti, seu antigo técnico do Everton, e apareceu na primeira lista de convocados do italiano para a seleção.

Quase três meses depois, o jogo mudou completamente. Desta vez, deixá-lo de fora é que seria surpreendente.

COPA-2026

A seleção conquistou a classificação antecipada para a Copa na última Data Fifa, em junho, justamente a primeira sob comando de Ancelotti ao empatar sem gols com o Equador e derrotar o Paraguai por 1 a 0.

Terceiro colocado nas eliminatórias sul-americanas, o Brasil apenas cumprirá tabela (e fará testes) nos dois compromissos que ainda tem pela frente, no começo do próximo mês: Chile, no Maracanã, e Bolívia, fora de casa.

Além da equipe canarinho, outras 12 seleções já estão com presença assegurada no Mundial do próximo ano: Japão, Nova Zelândia, Irã, Argentina, Uzbequistão, Coreia do Sul, Jordânia, Austrália e Equador, assim como as anfitriãs Canadá, Estados Unidos e México.

A Copa-2026 será a primeira dividida entre três países-sedes e com a presença de 48 participantes (eram 32 até o Qatar-2022). Ela será disputada entre os dias 11 de junho e 19 de julho. A abertura está marcada para o Estádio Azteca, na Cidade do México, e a final, para o MetLife Stadium, em Nova Jersey.